Saiba sobre a sigla que está revolucionando o mundo de investimentos 

Além de trazer resultados ótimos ao Meio Ambiente, a sustentabilidade empresarial ajuda grandes empresas a tomarem decisões estratégicas e se posicionarem positivamente perante ao consumidor. 

Outra frente que vem ganhando muita força nos últimos anos é a influência da sustentabilidade empresarial no setor de investimentos. Esse assunto vem acompanhado do movimento ESG, um índice que avalia as operações de GovernançaSustentabilidade e Social de uma empresa 

No texto de hoje do blog Engrenagem Verde, falaremos sobre ESG e como esse critério tem afetado os investimentos mundo à fora.  

Tópicos abordados:  

  • Relembrando o que é o critério ESG;  
  • A postura do setor de investimentos;  
  • O que esperar para os próximos anos? 

Relembrando o que é o critério ESG 

Antes de traçarmos a relação de impacto da sustentabilidade empresarial no setor de investimentos, é importante entendermos o que são e como os critérios ESG agem 

ESG é a sigla para Environmental, Social and Corporate Governance (em português Ambiental, Social e Governança Corporativa) um termo criado pelo mercado financeiro que engloba as boas práticas e melhores padrões a serem adotados por empresas para atuarem conscientemente com o meio ambiente.  

Estes princípios se tornaram critérios e uma forma de investidores analisarem as corporações sob o ponto de vista de suas iniciativas e comprometimento com o meio ambiente, questões sociais e a governança. 

Alinhado esses pontos, é possível verificar se a empresa é, além de financeiramente saudável e lucrativa, socialmente e ambientalmente consciente. 

As empresas que atendem aos critérios tendem a apresentar algumas vantagens, sendo elas:  

  • Mais fundamentos para aplicação; 
  • Redução de custos; 
  • Alta competitividade de longo prazo; 
  • Minimização de intervenções regulatórias e legais; 
  • Aumento de produtividade dos funcionários; 
  • E, principalmente otimização de investimentos socialmente positivos. 

A postura do setor de investimentos; 

Lendo o tópico a cimaé possível entender previamente como esse índice impacta o mundo de investimentos. Mas qual é a postura do setor? 

Com o avanço da sustentabilidade empresarial “fundos de sustentabilidade” foram criados. Tais fundos selecionam as empresas nas quais pretendem investir, priorizando aquelas que já têm uma pegada ambiental mais forte ou que estejam caminhando para isso. Além deste movimento, fundos tradicionais também aderiram a empresas mais sustentáveis e os investidores individuais se tornaram mais atentos as empresas que seguem os ESG 

As empresas que possuem as melhores práticas ambientais, sociais e de governança corporativa são mais valorizadas do ponto de vista de potenciais investidores, pois estão contribuindo para um mundo mais sustentável, justo e ético. 

Banco Central do Brasil também foi impactado com a sustentabilidade sendo cada vez mais presente dentro das corporações. O BCB anunciou em meados de 2020 a criação de um “crédito verde”, que leva em consideração critérios de sustentabilidade na hora de liberar créditos para as grandes corporações. O crédito é incorporado nos empréstimos cujos critérios identificarem que a empresa contratante pretende fazer operações com características verdes, ou seja, voltadas para o cuidado com a sustentabilidade, meio-ambiente e para a sociedade (similar ao critério ESG). Essas medidas se aplicam em sua maior parte em empresas que possuem operações em áreas rurais e de mata.   

Já a nova postura da Ibovespa, adota que as empresas que já possuem uma agenda ESG em seus objetivos e projetos, têm rentabilidade acima da média, ou seja, possuem a chamada “vantagem verde” e como já mencionado, são consequentemente mais valorizadas e promissoras.  

O que esperar para os próximos anos? 

Quando falamos em ESG e todos os critérios criados para valorizar a Sustentabilidade Corporativa, falamos da mudança de consciência e comportamento que chegou para ficar. Ao se preocuparem com o ESG, as empresas passam não somente a pensar nos seus valores éticos, mas também na sociedade, e principalmente no mundo que deixarão para as gerações futuras. 

O futuro da ESG é extremamente promissor e felizmente, no Brasil muitas empresas têm buscado soluções que auxiliem a cumprir os 3 pilares. Para os próximos anos, espera-se que mais instituições do setor financeiro valorizem e estimulem a adoção de práticas voltadas ao meio ambiente e sociedade. Além disso, os setores público e privado, devem se unir em um esforço contínuo na aplicação de novos projetos, estudos e ideias sustentáveis. 

Se você se preocupa com a pegada ambiental do seu negócio entre em contato com nosso time: [email protected]