Veja as respostas para os principais questionamentos sobre esse conceito que vem se tornando cada vez mais popular no mundo 

Neste artigo do blog Engrenagem Verde vamos tirar 5 dúvidas sobre a Economia Circular, um conceito econômico e estratégico que se baseia na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. 

Tópicos a serem abordados:  

  • O que é Economia Circular?  
  • Quais são os seus princípios? 
  • Como surgiu este conceito? 
  • Quais os principais benefícios? 
  • E as dificuldades? 
  • Como implantar? 

O que é Economia Circular? 

De acordo com a Fundação Ellen MacArthur, criada em 2010 com a missão de acelerar a transição e rumo a uma Economia Circular, o conceito é uma alternativa que busca redefinir o crescimento do mundo, com foco em benefícios para a sociedade e meio ambiente. De maneira simples, isto envolve acabar com a atividade econômica de consumo atual linear, que é pautada na não reutilização de recursos, e eliminar resíduos do sistema por princípio 

A Economia Circular é um modelo mais sustentável de produção, distribuição e consumo que equilibra o relacionamento entre empresas, consumidores e recursos naturais do planeta, apoiada por uma transição para fontes de energia renovável 

Quais são os princípios?  

 A Economia Circular se baseia em três grandes princípios que denotam seu conceito: 

  • Eliminar resíduos e poluição desde o começo;  
  • Manter produtos e materiais em uso;  
  • Regenerar sistemas naturais.  

Tendo estes pontos de base em mente, fica fácil entender o papel e idealização da Economia Circular para o mundo.  

Como surgiu este conceito?  

conceito de Economia Circular tem origens profundamente enraizadas que não podem ser ligadas a uma única data ou criador. Após a Segunda Guerra Mundial quando estudos revelaram a natureza complexa de sistemas não-lineares e o mundo passou a consumir recursos naturais desenfreadamente, adotando um sistema de produção rápido e automatizadoescolas de pensamento lideradas por um pequeno número de acadêmicos, líderes intelectuais e empresas surgiram para entender os sistemas econômicos modernos e implantar uma nova dinâmica que vem crescendo desde o fim da década de 1970.  

Conheça as principais escolas de pensamento sobre Economia Circular:  

  • Design Regenerativo – Johnny T. Lyne 
  • Economia de Performance – Walter Stahel 
  • Do berço ao berço – Michael Braungart e Bill McDonough 
  • Ecologia Industrial – Clif Allwood 
  • E mais no site da Fundação Ellen MacArthur!  

Você pode ter sabido sobre Economia Circular somente na última década, e isso tem uma explicação: escassez de recursos naturais. A utilização abusiva do homem de recursos como a água, os alimentos, o petróleo, alguns metais como o cobre e o lítio por exemplo, o carvão e o gás natural, entre outros, está levando ao esgotamento do meio ambiente. Este ponto, combinado as estimativas de crescimento populacional acendem um alerta sobre a modificação do sistema de produção vigente. 

Quais os principais benefícios?  

 Economia Circular sem dúvidas traz vantagens para todos. 

A regeneração de recursos naturais beneficia o meio ambiente, que consequentemente afeta a qualidade e durabilidade de vida da sociedade mundial. Além disso, empresas podem se beneficiar com a eco inovação, que promove novas oportunidades de negócio, produtos e serviços, além de permitir manter os produtos, materiais e recursos por mais tempo na economia o que reduz custos na produçãomitigando a dependência de combustíveis fósseis, diminuindo as emissões de carbono e minimizando a geração de resíduos, o que melhora a competitividade das empresas e ainda promove a criação de emprego. 

E as dificuldades? 

Embora extremamente benéfica, implantar a Economia Circular no dia a dia das produções não é tão simples. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Portal HIPERSUPER, empresas, associações e outras entidades revelam que o financiamento, a política fiscal e o enquadramento legal são as principais dificuldades na implementação de projetos pautados na circularidade. 

Atualmente, o setor financeiro vem estimulando o desenvolvimento de novos produtos e modelos de negócio ligados à sustentabilidade utilizando os critérios ESG (Environmental, Social and Corporate Governance)Políticas Públicas de incentivo à circularidade também estão sendo criadas, um exemplo é a Política Nacional de Resíduos Sólidos, mas ainda precisam ser mais estruturadas.  

Como implantar?  

Através do trabalho da Fundação Ellen MacArthur com organizações que estão transitando para uma Economia Circular, como a GreenPlat, foram identificados quatro blocos de construção essenciais para a implantação da economia circular, sendo eles:  

  1. O desenvolvimento de competências de design circular para facilitar o reuso, a reciclagem e o aproveitamento de produtos em diferentes ciclos 
  2. A criação de negócios inovadores que substituam os existentes ou ajudem a capturar novas oportunidades. Neste ponto empresas detentoras de uma fatia significativa do mercado podem desempenhar um papel importante na inovação de economia circular, além de tornar a circularidade comum ao aproveitar em sua escala e integração vertical. 
  3. Implantar modelo com reaproveitamento em múltiplos ciclos e retorno final de materiais ao solo ou ao sistema de produção industrial. Isso envolve logística da cadeia de entrega, separação, armazenamento, gestão de risco, geração de energia, e até mesmo biologia molecular e química orgânica.  
  4. Aprimorar os mecanismos de mercado viabilizadores, que deverão desempenhar um papel central, com o apoio de políticas públicas, instituições de ensino e formadores de opinião. 

 

Este conteúdo foi útil? Deixe um comentário para nós e conheça mais sobre a GreenPlat 

GreenPlat tem o prazer de colaborar com a Fundação Ellen MacArthur em ações mundiais que estimulam e aceleram a economia circular, impulsionando a redução de resíduos de alimentos e garantindo uma destinação correta a eles. 

Greenplat.com 

 

Fonte base: Ellen MacArthur Foundation