Saiba mais sobre a sigla que está revolucionando o mundo de investimentos 

A maior empresa de investimentos de capital privado do mundo, a BlackRock, divulgou no início de 2020 sua carta anual direcionada a grandes executivos globais. Nesta edição, o diretor-presidente frisou a importância de investir em sustentabilidade, estimulando o fortalecimento do compromisso das empresas com o meio ambiente e, principalmente, o aumento da transparência em suas atividades.

A partir daí, a sigla ESG não saiu dos noticiários sobre investimentos e das pautas de grandes corporações. 

Neste artigo do blog Engrenagem Verde, você entenderá melhor o que é o critério ESG, quais são seus pilares e as vantagens para empresas e investidores. 

 

  • O que é ESG?;
  • Os pilares do ESG; 
  • As vantagens do critério ESG;
  • A PlataformaVerde pode te ajudar a ser ESG. 

 

O que é ESG? 

ESG é a sigla para Environmental, Social and Corporate Governance (em português Ambiental, Social e Governança Corporativa) um termo criado pelo mercado financeiro que engloba as boas práticas e melhores padrões a serem adotados por empresas para atuarem conscientemente com o meio ambiente. 

Estes princípios por sua vez, se tornaram critérios e uma forma de investidores analisarem as corporações sob o ponto de vista de suas iniciativas e comprometimento com o meio ambiente, questões sociais e a governança. Esse é o chamado investimento de propósito: investir cuidando do planeta e da sociedade. 

Alinhado esses 2 pontos, de acordo com o critério, é possível verificar se a empresa é, além de financeiramente saudável e lucrativa, socialmente e ambientalmente consciente.

Os pilares do ESG 

Como a própria sigla já diz, o critério ESG traz consigo 3 grandes pilares: o ambiental, o social e a governança corporativa. Vamos conhecer cada um deles:

  • E: Ambiental – avalia a relação e performance da empresa com o meio ambiente, processos e operações limpos e sustentáveis; 
  • S: Social – analisa o relacionamento com colaboradores, fornecedores, clientes e toda a comunidade corporativa; 
  • G: Governança Corporativa – observa a liderança da empresa, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

Uma empresa bem avaliada nos 3 pilares, está aprovada no critério ESG! Ela apresenta uma melhor relação com a sociedade e atrai mais olhares de possíveis investidores.

 

As vantagens do critério ESG

O critério ESG é extremamente importante não só para o mercado financeiro, mas para a sociedade, e promete ganhar ainda mais espaço no mundo corporativo. Por isso, as empresas que atendem aos critérios tendem a apresentar algumas vantagens, sendo elas: 

  • Mais fundamentos para aplicação;
  • Redução de custos;
  • Alta competitividade de longo prazo;
  • Minimização de intervenções regulatórias e legais;
  • Aumento de produtividade dos funcionários;
  • E, principalmente otimização de investimentos socialmente positivos. 

Efeitos positivos ambientais e sociais, que possam contribuir com um desenvolvimento social e, consequentemente, um aumento de bem-estar da população são, de longe, uma das maiores vantagens da ESG. 

A PlataformaVerde pode te ajudar a ser ESG

O futuro da ESG é extremamente promissor e felizmente, no Brasil muitas empresas têm buscado soluções que auxiliem a cumprir os 3 pilares.

Com a PlataformaVerde é possível ter uma produção mais limpa e sustentável atendendo ao critério “Ambiental”! Damos ferramentas para empresas gerenciarem seus processos, com mais rastreabilidade de seus resíduos e segurança para suas equipes. Conheça mais sobre nós!