Conheça um pouco das facilidades e benefícios que o uso dessa tecnologia pode trazer para o seu dia a dia

Diariamente lidamos com inúmeros tipos de documentos, seja das maneiras mais simples como assinar contratos, ou mais complexa, quando os documentos possuem prazos de validade ou se referem a licenças e alvarás, por exemplo. 

Para a nossa sorte, o mundo evolui a cada dia e hoje temos diferentes tipos de tecnologias para auxiliar em nossas missões diárias. 

Hoje vamos novamente falar de uma das mais disruptivas e que traz segurança para quaisquer tipos de processos: blockchain

Neste artigo, você irá entender como o blockchain pode facilitar e ajudar muito na hora da gestão dos documentos da sua empresa, além de entender um pouquinho mais do trabalho da PlataformaVerde, cujo sistema é de arquitetura base blockchain. 

 

Tópicos a serem abordados neste artigo:

 

  • Como funciona a validação de informações por meio do blockchain
  • Benefícios que a tecnologia blockchain pode trazer para a gestão de documentos
  • Como a PlataformaVerde faz a gestão de documentos 

 

 

Como funciona a validação de informações por meio do blockchain

Que o blockchain é uma tecnologia inovadora, não se pode negar, e por este motivo, tem ganhado cada vez mais espaço no cenário mundial atual. É um grande aliado na preservação de dados e informações, trazendo segurança e transparência aos processos. 

Na validação de informações em documentos, o blockchain contribui armazenando e ratificando diversos tipos de registro, garantindo economia de tempo administrativo, redução de custos e confiabilidade naquela operação em que está sendo empregado. 

Quando um documento ou informação são inseridos em blockchain, o sistema passa a realizar a identificação completa do arquivo, com isso, é feito o registro de autenticidade, que não permite mais que a assinatura daquele documento e suas informações, sejam alteradas, removidas ou até mesmo adulteradas. 

 

Benefícios que a tecnologia blockchain pode trazer para a gestão de documentos

O maiores benefícios da utilização da tecnologia blockchain na validação de documentos são: 

  • Validação de assinaturas digitais: Como citado anteriormente neste texto, por conta da principal característica dessa tecnologia, a imutabilidade, ela garante aos documentos autenticidade e integridade, além de dificultar tentativas de roubo de dados e informações, ou fraudes.
  • Identificação completa do usuário: o blockchain registra a identificação integral do usuário, bem como seus dados e sua assinatura digital, garantindo que somente a pessoa responsável, ou um determinado grupo de pessoas responsáveis por aquele documento, tenham acesso a ele, e ainda assegura a validade da ou das assinaturas. 
  • Otimização de processos: é capaz de gerar impactos reais na otimização de processos, pois tudo é feito de forma rápida, digital e segura. Também existe a capacidade e a possibilidade de integração de diversas atividades e funcionalidades em uma única ferramenta, o que gera organização e ganho de tempo para os setores e equipes. 

 

Como a PlataformaVerde faz a gestão de documentos 

O software da PlataformaVerde possui arquitetura base em blockchain, e nele é possível armazenar todas as informações necessárias sobre a sua cadeia produtiva.  Tudo fica concentrado numa mesma plataforma, com a proteção da tecnologia blockchain, que não permite a alteração dos dados e ainda garante a validação de todos os entes da cadeia. Assim, tudo o que você precisar saber a respeito da sua produção e do seu resíduo, basta acessar de onde estiver, com o login e a senha. 

Isso facilita na hora de uma auditoria, ou a estar em dia com as licenças, legislações e normas ambientais. Ainda, permitimos total controle de toda a cadeia, desde o momento da extração da matéria prima, até o destino final, inclusive, garantindo destinação adequada dos resíduos gerados no processo produtivo. 

Quer entender melhor sobre a PlataformaVerde? Agende uma conversa com nosso time comercial: comercial@plataformaverde.com.br