Azul, vermelho, verde, amarelo e cinza: a simbologia da reciclagem vai muito além disso!  Saiba como identificar outros símbolos de reciclabilidade.

Você provavelmente já se pegou lendo o rótulo de embalagens alheias por aí e ficou sem saber o significado de um símbolo contido nela. Dentro do universo da reciclagem, não é fácil entender a quantidade de sinais e suas definições. O símbolo mais conhecido é o triângulo formado por três setas (figura 1). Ele começou a ser usado pela indústria do papel e se transformou em referência mundial como simbologia padrão de reciclagem. Cada seta representa uma fase do processo: a fabricação do produto, sua utilização e a reutilização.  

Figura 1

Outra simbologia extremamente conhecida é a de lixeiras voltadas a materiais recicláveis nas cores azul, vermelho, verde, amarelo e cinza. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) é responsável por padronizar estas cores, que associam aos principais materiais recicláveis, desde 2001. Este processo é essencial para a preservação ambiental e, assim como os demais símbolos, apontam a natureza do material e sua correta destinação. 

Abaixo segue a lista completa: 

Cores padrão para reciclagem de materiais

 

Assim como o símbolo universal da reciclagem e padronização das cores para materiais recicláveis, a (Abre) Associação Brasileira de Embalagens é responsável por outra importante simbologia: fabricantes precisam acrescentar em seus rótulos símbolos que indiquem o material utilizado na constituição da embalagem dos produtos e de que forma deve ser descartado, certificando-se que há tecnologia para reciclagem existente no país. 

Os símbolos podem conter a classificação do material (alumínio, vidro, PET, aço, PVC, entre outros) juntamente a forma de destinação do mesmo. Além desses, o símbolo de descarte seletivo também deve estar presente (figura 3).

Figura 3

 

Quando o material contém componentes diferentes, não há regra que defina o modo de exibição, podendo estar contido o símbolo do material predominante ou o material  do primeiro estágio da reciclagem. Caso a embalagem não for passível de reciclagem aqui, o símbolo utilizado deve ser o de lixo comum (anti-littering), representado na figura 4. 

 

Figura 4

Devido a maleabilidade do plástico, inúmeras embalagens o utilizam como matéria prima. Por isso, a simbologia dos plásticos é um grande exemplo a ser utilizado para entendermos sua importância na reciclagem, dado o cenário atual da poluição plástica mundial.  

Símbolos de plásticos recicláveis

O número 1, por exemplo, corresponde ao tipo PET (o plástico usado na fabricação das garrafas de refrigerante). PEAD (frascos de produtos de limpeza, por exemplo) é indicado pelo número 2. PVC (brinquedos, por exemplo) é indicado pelo número 3. PEBD (embalagens de leite, por exemplo) é indicado pelo número 4. PP (copos plásticos, por exemplo) é indicado pelo número 5. PS (bandejas, por exemplo) é indicado pelo número 6. Existe, ainda, um com o número 7. Esse indica “outros” e nele são considerados os resíduos fabricados por vários tipos de plástico ou acrílico.

Aqui estão outros exemplos de símbolos que podem ser encontrados em embalagens diariamente: 

Outras simbologias do mundo de reciclagem

Gostou desse conteúdo? Acompanhe a PlataformaVerde nas redes sociais para mais informações que ajudam a mudar o mundo. #JoinTheRevolution