A gestão ambiental é uma das principais aliadas na busca por um futuro mais sustentável e, por isso, torna-se cada vez mais necessário entender quais são os impactos de nossas ações. A gestão ambiental representa a administração e o controle do impacto humano no meio ambiente, utilizando de forma consciente e sustentável os recursos ambientais. Por isso, a gestão de resíduos desenvolve um papel fundamental. Mais do que simplesmente seguir as leis e regulamentações referentes ao meio ambiente, esse movimento está relacionado com o futuro da sociedade.

O que é a Gestão de Resíduos?

É um conjunto de ações que trabalham a forma de uso, coleta, transporte, armazenamento, tratamento, destinação, e demais etapas dos resíduos de uma empresa, com o objetivo de diminuir os impactos para o meio ambiente em cada uma dessas fases.

A gestão de resíduos é um tema que tem ganhado muito protagonismo nos últimos anos, e a preocupação com o meio ambiente tem gerado mudanças nas pessoas, que cobram mudanças e responsabilidade das empresas.

 

Quem deve fazer?

Você já ouviu falar do termo “grandes geradores”? Ele é bastante utilizado no mundo da gestão de resíduos, e refere-se a estabelecimentos que geram um volume mínimo diário de resíduos, o qual varia de acordo com cada região.

Se você é uma empresa, são altas as chances de ser considerado um grande gerador, e é preciso estar atento a sua gestão de resíduos para garantir conformidade com as leis ambientais. Sabemos que não é tão simples como parece, e, por isso, precisamos garantir uma série de medidas com o objetivo de que o compliance ambiental seja cumprido integralmente, para que não haja consequências legais e financeiras.

A importância do Compliance Ambiental

O Compliance ambiental é o conjunto de leis e processos que precisam ser cumpridos para que a sua gestão de resíduos seja completa e eficaz. Para isso existe uma série de documentos necessários que garantem o cumprimento e qualidade do compliance ambiental.

Os documentos primordiais na gestão de resíduos a nível federal/estadual a depender da localidade onde o gerador/transportador esteja localizado:

  • Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS;
  • Manifesto de Transporte de Resíduos – MTR (federal e estadual);
  • Certificado de Destinação Final – CDF (federal e estadual);
  • Inventário de Resíduos Sólidos;
  • Ficha com Dados de Segurança de Resíduos Químicos – FDSR;
  • CADRI (estadual);
  • Declaração de Movimentação de Resíduos – DMR (estadual).

Cada um dos documentos é solicitado em situações específicas durante o processo.

A Lei da Política Nacional de Resíduos (PNRS), Lei nº 12.305/2010, determina que a gestão de resíduos precisa assegurar o máximo reaproveitamento e reciclagem, bem como a redução dos rejeitos, que são os materiais que não apresentam viabilidade técnica e econômica para o processo de reciclagem. De acordo com a PNRS, todas as pessoas físicas ou jurídicas que geram resíduos são responsáveis pelo seu correto gerenciamento.

Como estar de acordo com a legislação ambiental?

É preciso estar a tento ao tipo de resíduo que é gerado pelo seu negócio. Por exemplo, caso seja ele plástico, qual tipo de plástico? Em que formato ele se encontra, líquido, gasoso ou pastoso? Sua composição permite sua reciclagem? Como ele está armazenado? Esse conjunto de informações é necessário para encontrarmos a destinação e o transporte correto para cada material.

A partir da análise e do mapeamento da realidade da sua empresa e, de acordo com o diagnóstico, são estudadas e desenvolvidas formas estratégicas para lidar com cada resíduo, respeitando suas características e as normas dos processos.

No entanto, não são apenas as informações sobre os resíduos que precisamos estar atentos. Todo o ciclo produtivo precisa de atenção, e a garantia da contratação de fornecedores legais é indispensável para a gestão de toda a cadeia produtiva, possibilitando a redução com gastos operacionais, e otimizando os processos administrativos que garantem cumprimento ambiental.

Para garantir uma conformidade integral com a lei, é necessário assegurar que:

O Transportador (fornecedor responsável pelo tráfego dos resíduos entre o gerador e o destino final):

  • Seja licenciado;
  • Cumpra com as obrigações de segurança ambiental que o cabem;
  • Garanta o transporte correto desses resíduos.

O destino final (local onde seus resíduos serão levados, cooperativa ou uma fábrica de reciclagem)

  • Precisa estar licenciado;
  • Cumprir com as leis ambientais;
  • Ser capaz de dar a destinação correta aos materiais (o destino final e os seus resíduos precisam dar “Match”);

Agora que você já sabe como dar início na sua gestão de resíduos, que tal avançar mais um passo e fazer isso de uma maneira simples, conectando toda a cadeia de resíduos com tecnologia, resultando em uma gestão mais eficiente, de qualidade e em conformidade com o compliance ambiental.  O software da PlataformaVerde™ pode te ajudar neste processo!

Garantindo gestão de qualidade

Gestão prática, segura e 100% digitalizada? Com a PlataformaVerde™, é possível!

Desde grandes empreendimentos, pequenas empresas, fábricas, indústrias, comércios, até prestadores de serviço, todos podem garantir atendimento ao compliance ambiental de forma simples e prática, se resguardando do risco legal que pode implicar em altas multas.

Foi-se o tempo da gestão ambiental por planilhas, solicitações de coleta por telefone, emissão de MTRs manuais, e armazenamento de documentos em pastas de plástico. Com a tecnologia inovadora da GreenPlat, a gestão ambiental de qualquer tipo de empreendimento se torna muito mais rápida e segura.

PlataformaVerde™

Além da PlataformaVerde ™ ser integrada com os sistemas públicos de todos os estados do Brasil, ela também gera, em poucos minutos, relatórios e gráficos que podem ser utilizados em auditorias, sem riscos de erros manuais. Sem contar com toda a visão holística proporcionada, permitindo melhorias na cadeia produtiva e assim, podendo trazer reduções de custos.

Se interessou pela nossa tecnologia revolucionária? Clique aqui e solicite uma demo!

Quer saber mais sobre o nosso universo, e ter acesso à conteúdos exclusivos sobre ESG, legislação ambiental, notícias e novidades da Gestão Ambiental de resíduos?

Siga nossas redes sociais e assine nosso newsletter gratuitamente, clicando na imagem abaixo: