Sua empresa tem dificuldade em lidar com os resíduos tanto de produção quanto do dia a dia de trabalho? Veja como lidar com o lixo da maneira correta!

gestão resíduos lixo recicláveis empresa

Costumamos achar que gestão de resíduos deve ser uma preocupação apenas das grandes empresas. Por esse motivo, um assunto de grande importância acaba passando quase que despercebido ou sendo negligenciado. Desde o momento da produção até o descarte, todo resíduo tem seu valor, e realizar uma gestão correta pode auxiliar na redução de custos, evitar multas e notificações ambientais e ainda gerar receita

Além disso, gerir resíduos em empresas pequenas também faz com que a equipe tome consciência sobre o assunto dentro e fora do ambiente de trabalho. Em algumas cidades, como em São Paulo, se a sua empresa gera mais de 200 litros de lixo por dia, a gestão de resíduos é obrigatória, independente do tamanho da sua empresa!

Neste artigo, vamos dar algumas dicas para ajudar na gestão de resíduos em pequenas e médias empresas, tanto internamente quanto na hora de gerir os resíduos provenientes da produção. 

 

Tópicos a serem explorados:

  • O que é necessário para começar?
  • Fazendo a gestão adequada
  • Etapas para uma boa gestão de resíduos

O que é necessário para começar? 

Tudo começa com a implementação de  um PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos). O PGRS nada mais é do que um documento técnico que toda empresa deve ter, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Nesse documento, ficam especificadas as singularidades dos resíduos, como tipologia e quantidade gerada, formas ambientalmente corretas de manejo durante as etapas de geração, acondicionamento, transporte, transbordo, tratamento, reciclagem e destinação final.

A partir disso, fica  mais fácil identificar os processos da gestão. 

Outro ponto importante é, se a sua empresa produz algum bem de consumo, é interessante elaborar dois PGRS diferentes, isto é, um para os resíduos provenientes do sistema de produção e  outro para os resíduos provenientes do dia a dia dos colaboradores, nessa tipagem entram os resíduos de materiais de escritório, alimentação entre outros. 

 

Fazendo a gestão adequada

Apenas separar os resíduos dentro da empresa não é o suficiente para ter uma gestão eficiente: deve-se levar em consideração as etapas que acontecem antes e depois da coleta. Ter uma gestão eficiente é uma maneira estruturada e mais segura de garantir que todos os resíduos gerados sejam identificados, quantificados e rastreados para, assim, garantir uma a destinação correta, evitando dores de cabeça desnecessárias tanto para o seu negócio quanto para o meio ambiente e a sociedade como um todo! 

 

Etapas para uma boa gestão de resíduos

 

  • Classificar: A classificação dos materiais nos ajuda a ter um melhor diagnóstico da situação da empresa para tomar a melhor decisão sobre gerir e tratar aquele resíduo. Deve-se classificar quanto à origem proveniente daquele resíduo, como, por exemplo, se é resíduo perigoso ou não perigoso, eletrônico, doméstico (nessa classificação entram resíduos das atividades diárias do escritório), especial, radioativo, entre outros. Para consultar as diferentes classificações, é só acessar o manual da ABNT.

 

  • Implementar um sistema de gestão de resíduos: Implementar um software de gestão ajuda principalmente no que diz respeito a compliance e rastreabilidade. Isso porque é necessário verificar as melhores formas de manejo, transporte e destinação dos resíduos de acordo com a sua classificação. Durante a fase de implementação desse sistema, vale ressaltar que é necessário um engajamento geral de todos os colaboradores da empresa, pois os processos digitalizados facilitam o dia a dia ao mesmo tempo que mudam a maneira como todos já estavam acostumados a trabalhar. Afinal, não adianta ter toda a facilidade tecnológica se não houver um preparo e boas condições de se trabalhar com ela, executando as ações de forma correta.
     
  • Rastrear e Monitorar: Outro ponto importante é realizar o monitoramento para garantir a obtenção dos resultado em vista. Ao monitorar, sem tem controle das quantidades geradas e coletadas. Depois disso, o papel da rastreabilidade entra para garantir a segurança de todo o trajeto até a destinação final.
  • Foco em melhorias: Por fim, vem o foco em buscar melhorias sempre, e por este motivo as etapas citadas anteriormente são tão importantes. Se cada uma delas forem corretamente executadas, é possível analisar a eficácia dos  processos e assim encontrar meios de melhorar a gestão e ainda tirar vantagens que podem contribuir com o crescimento da empresa. 

 

 

Aqui na PlataformaVerde, desenvolvemos um software capaz de rastrear e cuidar de toda a cadeia do processo produtivo. As milhares de funcionalidades da PlataformaVerde trazem rastreabilidade e inteligência para a cadeia de produção das empresas, desde o atendimento legal/compliance, até a gestão de indicadores e Business Intelligence. A nossa plataforma é responsiva, intuitiva e muito simples de ser utilizada, o que traz ganhos administrativos significativos para a sua gestão. Sua equipe vai perder menos tempo em trabalhos robóticos e enxergar a cadeia de produção de uma maneira estratégica, melhorando processos e gerando insights. 

Além disso, toda e qualquer documentação correspondente a esta gestão fica abrigada dentro do sistema para ser encontrada facilmente diante de uma auditoria. Com um login e senha você pode acessar isso e muito mais de qualquer lugar, basta ter uma conexão com a internet.

Isso tudo faz sentido para o que você precisa? Quer entender melhor? Envie um e-mail para comercial@plataformaverde.com.br ou acesse nosso site!