O tema sustentabilidade vem ainda mais forte em 2025: o ano começou e com ele se renovam as expectativas e metas em todas as áreas. Mas, falando da pauta ambiental, 2025 promete ser um ano emblemático e singular.  

Quer entender quais são as principais agendas do universo da sustentabilidade para este ano, e quais as oportunidades para negócios e empresas? Confira a previsão e análise elaborada pelo time de especialistas da GreenPlat! 

2025, o ano da COP no Brasil

Não há como pensar em expectativas na área do meio ambiente sem destacar que, pela primeira vez um país da região Amazônica, irá sediar uma edição da Conferência das Partes. A COP30 em Belém do Pará terá o compromisso de avançar em pautas que acabaram um tanto quanto frustradas na edição de Baku no Azerbaijão, sobretudo no que se refere ao foco na biodiversidade e no financiamento climático.  Mas, para além da missão de retomar esses temas centrais, sob uma perspectiva empresarial, a COP30 será uma excelente vitrine para que as empresas brasileiras apresentem resultados concretos de inovação verde.  

Acordo de plástico. Mulher colocando garrafa de plástico usada em caixa de papelão ao ar livre

Banco de Imagens Adobe Stock ID 1893441673

Acordo de Plásticos 

No finalzinho de 2024, a 5° sessão do comitê internacional de negociação sobre o Acordo Global de Plásticos terminou sem acordo em Busan na Coréia do Sul. No entanto, em 2025, as negociações serão retomadas e as discussões acerca do tema da poluição plástica deve seguir, com pressões vindas principalmente da União Europeia, que tem liderado a edição de regulações abrangendo os temas de “plásticos de uso único”, ecodesign de produtos, gestão de resíduos e logística reversa.  

Logística Reversa 

Falando em logística reversa, 2024 foi um ano importante em termos de evolução de políticas públicas e da legislação envolvendo o tema no Brasil. No segundo semestre, foram editadas pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) as Portarias nº 1117 e 1102, que regulamentam o Decreto nº 11.413/2023, a fim de estabelecer, respectivamente, critérios para habilitação dos verificadores de resultado e entidades gestoras de sistemas de logística reversa, e instituir o primeiro chamamento público para cadastramento de pessoas jurídicas no MMA.  

Ainda, a regulamentação de política reversa também tem avançado nos Estados, atualmente 13 deles têm leis específicas para estabelecer obrigações de empresas que importam, fabricam, distribuem ou comercializam produtos e/ou embalagens que são vendidos nestes estados. Mas essa não é apenas uma iniciativa dos governos em nível federal, estadual e municipal. Reflete, também, uma mudança de comportamento dos consumidores, que estão cada vez mais atentos à rastreabilidade da cadeia envolvida nos produtos que consomem, e reconhecem empresas proativas em disponibilizar mecanismos de recebimento de produtos pós consumo, e comprovação de suas metas de logística reversa. A perspectiva para 2025 é de um escrutínio cada vez maior na rastreabilidade da comprovação de metas de logística reversa, com a exigência de documentação ambiental (MTR e CDF) atrelados às Notas Fiscais das movimentações de resíduos pós-consumo. 

Economia circular

Banco de Imagens Adobe Stock ID 2208680361

 

Economia Circular 

Mais de um terço das empresas da Fortune 100 se compromete com metas de economia circular. Isto porque esse modelo de produção, que se opõe à lógica de linearidade, vem se consolidando como uma alternativa estratégica para a otimização de operações e redução de geração de resíduos. No Brasil será um ano ainda mais importante para esse tema uma vez que a cidade de São Paulo sediará o Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF2025), evento em que empresas de diferentes segmentos terão a oportunidade de apresentar suas iniciativas para liderar essa transformação. 

Carbono 

Um dos grandes destaques no âmbito da agenda regulatória ligada ao meio ambiente foi a publicação em dezembro da Lei nº 15.042/2024 que instituiu o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE). Objetivamente o texto regulamenta o mercado regulado de carbono no Brasil. Uma das regras estabelecidas a partir dessa lei é que empresas que emitem acima de 25 mil toneladas de CO₂ anuais deverão compensar suas emissões, com metas estabelecidas. A perspectiva para 2025 é que seja um ano voltado para a Fase 1 da implementação do SBCE (são 5 fases no total), em que se dará a regulamentação inicial, criação do órgão gestor e definição dos setores que serão regulados. 

Finanças sustentáveis.
Banco de Imagens Adobe Stock ID 370975130

Finanças Sustentáveis  

Em 2025 os investimentos que levam em consideração critérios ESG devem expandir globalmente, com crescimento de emissões de debêntures verdes (os Green Bonds) e instrumentos das chamadas finanças verdes. No Brasil, a resolução 193 da CVM, que demonstrou pioneirismo ao adotar o ISSB (IFRS S1 e IFRS S2), que estabelecem critérios de informações financeiras vinculadas à sustentabilidade para a divulgação de relatórios de informações financeiras. 2025 será, portanto, um ponto de inflexão na forma com que companhias listadas elaboram seus relatórios sobre práticas ESG. 

Um ano emblemático e singular para a sustentabilidade

De todos os pontos levantados, uma conclusão é clara: a sustentabilidade está se consolidando como um pilar estratégico dos negócios, e não há como dissociar tecnologia de sustentabilidade. Somente atingiremos a meta de uma produção escalável, alinhada com os pilares ESG, a partir do emprego de ferramentas de tecnologia.  

2025 poderá representar um marco para sustentabilidade no Brasil, que deve ser vista como um processo, em que o investimento em inovação representa, no longo prazo, redução de custo e maior resiliência das operações e, nesse sentido, as organizações devem se preparar aprimorando a rastreabilidade e monitoramento de métricas ligadas à sustentabilidade e focada nas suas operações. 

Quais são os planos e metas da sua empresa para este ano? A GreenPlat pode ajudar o seu negócio a acelerar a produção sustentável a partir da nossa tecnologia pioneira! 

Um excelente ano, e conte conosco para que seja um 2025 de muita prosperidade (e circularidade)!