Entenda como a tecnologia é uma solução para os problemas relacionados ao meio ambiente

Os avanços da tecnologia ao longo das últimas décadas foi algo disruptivo e aconteceu muito rápido. Se pararmos para pensar, de 5 anos para cá, o blockchain foi a tecnologia que mais ganhou destaque: o que antes era parte somente do mundo financeiro, hoje, chegou também no universo da sustentabilidade. 

Por conta desse crescimento e da abrangência da tecnologia blockchain em novas áreas, é preciso que as pessoas compreendam o quanto a tecnologia pode ser a solução para diversos problemas.

Neste texto, vamos explicar como o blockchain pode ser um grande aliado da sustentabilidade. Quais benefícios ele pode trazer e de que maneira ele afeta diretamente o meio ambiente. 

Tópicos abordados:

  • Blockchain + Sustentabilidade: Economia Circular
  • Benefícios da tecnologia para o meio ambiente – contexto geral
  • O papel da PlataformaVerde™ e da GreenPlat

 

Blockchain + Sustentabilidade: Economia Circular 

Por muitos anos, a tecnologia blockchain era mais conhecida na área financeira, por ser bastante utilizada no meio das bitcoins. Isso se deu devido ao alto nível de segurança que essa tecnologia traz, o que consiste basicamente em se tratar de blocos de dados imutáveis, ou seja, não é possível apagar alguma informação e quantos mais validados forem aqueles dados e informações, mais seguros se tornam.  

Ao perceberam que essa segurança poderia ser útil em outras áreas, foi quando o blockchain passou a ser um grande aliado da sustentabilidade, e graças a essa aliança, a economia circular pôde ver o seu crescimento exponencial também. Pois ao realizarmos uma boa gestão dos processos produtivos e dos reduos, cada vez menos resíduos serão gerados, há mais reciclagem e reutilização de materiais aptos, e com isso, menos extração de matéria prima para produções são necessárias, esses são os principais pontos da Economia Circular. Está vendo como tudo está interligado?  

Benefícios da tecnologia para o meio ambiente – contexto geral 

Isso tudo acontece porque a tecnologia blockchain gera rastreabilidade em tempo real, transparência e segurança de dados, e com isso, foi empregada em diversas áreas inclusive na sustentabilidade por meio da gestão de resíduos e da cadeia produtiva.

Assim, é possível facilitar os processos produtivos de ponta a ponta,  ao rastrear desde o momento da extração da matéria prima, evita-se a exploração inadequada dos resíduos sólidos. Depois, o material passa por todas as etapas do processo produtivo, na qual é possível avaliar perdas e ganhos de matéria prima e materiais durante a confecção do produto/bem de consumo, até chegar no descarte.

A partir dali, é possível rastrear o resíduo descartado e todo o transporteaté chegar num destino final adequado aos seus critérios e componentes, evitando problemas de saúde pública e ao meio ambiente.  

O papel da PlataformaVerde™ e da GreenPlat 

Nosso software, a PlataformaVerde™ foi criado com arquitetura base em blockchain, isso significa que dispomos dos benefícios da tecnologia para rastrear toda a sua cadeia produtiva com segurança e transparência de dados.  

Com a PlataformaVerde™, você consegue rastrear online e em tempo real todas as etapas da sua produção, garantindo que não haja desperdícios de matérias primas e descarte incorreto de resíduos. Além disso, você pode contar com o nosso módulo específico de Logística Reversa, pra cada vez mais melhorar os seus serviços!  

Deixa a gente te ajudar a cuidar do seu negócio e do meio ambiente? Entre em contato com nosso site comercial e agende uma conversa: comercial@plataformaverde.com.br 

#JoinTheRevolution