Entenda o que é a Logística Reversa, como ela funciona e qual a sua importância

 

Logística Reversa é um assunto em grande evidência nessa nova era voltada para a sustentabilidade e especial as métricas ESG.

O tema apesar de muito falado, principalmente nas indústrias de bens de consumo, ainda é novo e pouco conhecido por muitas pessoas, e que não têm ideia da grande importância da Logística Reversa

Neste texto, iremos explicar um pouco sobre a logística reversa de embalagens! O que é, como ela funciona, qual a sua importância e os benefícios que ela traz para a sociedade, os consumidores, os fabricantes e o meio ambiente. E ainda, como a PlataformaVerde atua nessa área tão importante!

Vamos começar?

  • O que é a Logística Reversa;
  • Como funciona na indústria de embalagens;
  • Quais os benefícios e a importância da logística reversa;
  • O módulo da PlataformaVerde.

O que é a Logística Reversa

A Logística reversa é uma área da logística, voltada para o retorno de materiais pós consumo e/ou pós processo produtivo. Isto é, ao retornar a embalagem para o fabricante, é possível reaproveitá-la ou descartá-la da maneira mais apropriada de acordo com o tipo do material e visando a preservação do meio ambiente. 

Para as empresas, empregar o processo de logística reversa significa alcançar sustentabilidade econômica, ou seja, a empresa consegue se tornar mais sustentável e ainda gerar lucro para si, podendo empregar esse lucro em melhorias internas e externas. 

De acordo com a Lei 12.305, da Política Nacional de Resíduos sólidos, fabricantes de produtos como eletrodomésticos, eletrônicos ou que contenham elementos químicos nocivos ao meio ambiente em sua fabricação (como por exemplos pilhas e lâmpadas), são obrigadas a realizar a logística reversa de seus produtos. 

Vale o lembrete: sempre que você vir embalagens ou produtos usados descartados em locais inadequados, como ruas, beiras de estradas, córregos etc, significa que aquela empresa ou fabricante responsável por eles, está falhando em seu processo de logística reversa.

Como funciona na indústria de embalagens

Como já mencionado no parágrafo anterior, alguns produtos necessitam do sistema de logística reversa, e essa responsabilidade independe dos serviços de limpeza urbanos ou públicos, isto é, são de total responsabilidade dos fabricantes. 

Se a sua empresa produz, importa, distribui ou comercializa produtos que contenham compostos químicos ou que pertençam a indústria dos eletroeletrônicos, então você precisa ter uma sistema eficaz de logística reversa ou pode acabar sofrendo um prejuízo como ser multado, autuado e com isso, perder a confiança do seu cliente e/ou público alvo. 

Os responsáveis pela logística reversa devem implantar um mecanismo que incentive a população a retorná-los corretamente, seja por meio de compra dessas embalagens ou até mesmo por bonificação (que seria oferecer algum benefício em troca, como desconto na compra de um novo  produto, por exemplo).

Outro ponto importante é especificar a forma de retorno, onde o seu consumidor pode entregar (ponto de coleta) ou fazer contato com o responsável pela coleta na região. É interessante deixar um endereço de e-mail, físico ou telefone, que facilite o contato do consumidor para receber as instruções do que fazer. 

Quais os benefícios e a importância da logística reversa

A logística reversa é uma grande aliada da Economia Circular. Isso porque ela permite a continuidade do ciclo produtivo daquele material, fazendo com que este, se torne matéria prima para novos produtos e deixe de ser um resíduo descartado. 

Além disso, evita que a embalagem de um produto acabe nas mãos de falsificadores (como pode acontecer com vidros de perfumes por exemplo), ou em locais inadequados gerando problemas para a população local, para o meio ambiente, e multas para o responsável. 

Além disso, conscientizar a população acerca da logística reversa, minimiza impactos ambientais negativos e auxilia em nossa caminhada para um planeta sustentável. 

O módulo da PlataformaVerde™

Você deve estar se perguntando: “E onde a GreenPlat entra nisso tudo?”

Bem, nosso lema é acelerar a produção sustentável, e lógico que não poderíamos deixar de fora a logística reversa! Para ajudar as empresas, o software da PlataformaVerde™ conta com um módulo específico de Logística Reversa, uma ferramenta que permite atingir todas as metas relacionadas aos acordos setoriais e governamentais de logística reversa através de uma plataforma que efetua o link direto com cooperativas e materiais pós-consumo. Nele é você quem define o alvo, tipos de materiais e de negociação, além de ter em suas mãos as comprovações legais, criptografadas, únicas e intransferíveis dos volumes de materiais inerentes ao seu acordo.

A PlataformaVerde™ possui muitas outras funcionalidades e integrações que irão ajudar a sua empresa a alcançar os objetivos de uma produção e comércio mais sustentáveis!

Entre em contato com nosso time comercial: [email protected]