Ainda dá tempo de mudarmos a forma que atuamos no planeta. A tecnologia gera aceleração em nossas vidas.
Poderíamos, com criatividade, tecnologia e inovação, construir uma economia circular?
Segundo a Fundação Ellen MacArthur: “A transição para uma economia circular não se limita a ajustes visando a reduzir os impactos negativos da economia linear. Ela representa uma mudança sistêmica que constrói resiliência no longo-prazo, gera oportunidades econômicas e de negócios, e proporciona benefícios ambientais e sociais.”
A relação entre os seres humanos e o planeta entrará em colapso caso o modelo atual de produção, linear e não circular, continuar como vigente nos próximos anos. E a solução para isto pode estar na tecnologia!
Acompanhe conosco, neste mês de abril, uma imersão cheia de conteúdos ricos e materiais especialmente pensados em contribuir para a disseminação do viés circular econômico, trazendo conhecimento e notoriedade do assunto.
Serão conteúdos exclusivos, abordando desde os princípios da economia circular, até suas questões mais práticas. Esperamos contribuir para que seu pensamento deixe de ser tão linear – produção, consumo e descarte, e passe a ser circular, onde não há lixo!
Do linear ao circular
O tradicional modelo econômico linear de “extrair, transformar, descartar”, que depende de grandes quantidades de matérias primas de baixo custo e fácil acesso, além de energia, foi central para o desenvolvimento industrial e gerou um nível de crescimento sem precedentes. Nos últimos 30 anos, a demanda por matérias primas não renováveis aumentou 150%.
Porém, além das questões associadas à extração de recursos e matérias primas, muitas vezes ocorre a contaminação ambiental principalmente por conta do descarte de produtos de forma irregular. O modelo linear gera um volume sem precedentes de resíduos inutilizados e potencialmente tóxicos para os seres humanos e os sistemas naturais.
Estas questões, atreladas ao aumento significativo nos custos e a crescente pressão sobre os recursos naturais alertaram líderes de negócios, de empresas e instituições a repensar a forma que estamos consumindo o planeta. Seria este o momento ideal para transacionarmos para a Economia Circular? Sim!
O que seria um modelo de Economia Circular?
O novo modelo econômico busca dissociar o desenvolvimento econômico global do consumo de recursos finitos. A economia circular responde a desafios relacionados a gestão de recursos para empresas e países e poderia gerar crescimento, criar empregos e reduzir os impactos ambientais, incluindo as emissões de carbono.
A economia circular está em crescimento nas últimas décadas, sendo adotada cada dia mais por diversos setores. Ela oferece um novo modelo de pensamento e organização social e econômica, com a capacidade de indicar a direção à um futuro mais sustentável. É uma ideia que visa mobilizar a todos, sinalizando a possibilidade de interações benéficas entre o planeta e os seres humanos.
Para você não esquecer mais sobre o que a economia circular se trata, lembre-se destes pontos chaves:
- Eliminar resíduos e poluição desde o princípio.
- Manter produtos e materiais em uso o maior tempo possível.
- Regenerar sistemas naturais.
Na natureza, nada se perde nada se cria. Tudo se transforma!
Economia Circular é sobre isso!

Engenheiro Florestal, apaixonado por marketing digital e pai de plantas! Guiado pela biodiversidade, sustentabilidade e meio ambiente.