Ainda dá tempo de mudarmos a forma que atuamos no planeta. A tecnologia gera aceleração em nossas vidas.

Economia Circular na prática

Poderíamos, com criatividade, tecnologia e inovação, construir uma economia circular?

Segundo a Fundação Ellen MacArthur: “A transição para uma economia circular não se limita a ajustes visando a reduzir os impactos negativos da economia linear. Ela representa uma mudança sistêmica que constrói resiliência no longo-prazo, gera oportunidades econômicas e de negócios, e proporciona benefícios ambientais e sociais.”

A relação entre os seres humanos e o planeta entrará em colapso caso o modelo atual de produção, linear e não circular, continuar como vigente nos próximos anos. E a solução para isto pode estar na tecnologia!

Confira 5 dúvidas sobre a economia circular!

Acompanhe conosco, neste mês de abril, uma imersão cheia de conteúdos ricos e materiais especialmente pensados em contribuir para a disseminação do viés circular econômico, trazendo conhecimento e notoriedade do assunto.

Serão conteúdos exclusivos, abordando desde os princípios da economia circular, até suas questões mais práticas. Esperamos contribuir para que seu pensamento deixe de ser tão linear – produção, consumo e descarte, e passe a ser circular, onde não há lixo!

Do linear ao circular

O tradicional modelo econômico linear de “extrair, transformar, descartar”, que depende de grandes quantidades de matérias primas de baixo custo e fácil acesso, além de energia, foi central para o desenvolvimento industrial e gerou um nível de crescimento sem precedentes. Nos últimos 30 anos, a demanda por matérias primas não renováveis aumentou 150%.

Porém, além das questões associadas à extração de recursos e matérias primas, muitas vezes ocorre a contaminação ambiental principalmente por conta do descarte de produtos de forma irregular. O modelo linear gera um volume sem precedentes de resíduos inutilizados e potencialmente tóxicos para os seres humanos e os sistemas naturais.

Estas questões, atreladas ao aumento significativo nos custos e a crescente pressão sobre os recursos naturais alertaram líderes de negócios, de empresas e instituições a repensar a forma que estamos consumindo o planeta. Seria este o momento ideal para transacionarmos para a Economia Circular? Sim!

O que seria um modelo de Economia Circular?

O novo modelo econômico busca dissociar o desenvolvimento econômico global do consumo de recursos finitos. A economia circular responde a desafios relacionados a gestão de recursos para empresas e países e poderia gerar crescimento, criar empregos e reduzir os impactos ambientais, incluindo as emissões de carbono.

economia circular está em crescimento nas últimas décadas, sendo adotada cada dia mais por diversos setores. Ela oferece um novo modelo de pensamento e organização social e econômica, com a capacidade de indicar a direção à um futuro mais sustentável. É uma ideia que visa mobilizar a todos, sinalizando a possibilidade de interações benéficas entre o planeta e os seres humanos.

Para você não esquecer mais sobre o que a economia circular se trata, lembre-se destes pontos chaves:

  • Eliminar resíduos e poluição desde o princípio.
  • Manter produtos e materiais em uso o maior tempo possível.
  • Regenerar sistemas naturais.

Na natureza, nada se perde nada se cria. Tudo se transforma!

Economia Circular é sobre isso!