Essa é mais uma dica do nosso time de especialistas em sustentabilidade
Preservar o meio ambiente é uma ação que se inicia nas pequenas atitudes do dia a dia e que, sem percebermos, fazem toda a diferença.
No artigo desta semana do blog EngrenagemVerde, confira 4 dicas sustentáveis que você como consumidor ou empresa pode adotar para contribuir para um ecossistema e meio ambiente mais prósperos.
1. Descartar os resíduos corretamente e respeitar a coleta seletiva
Realizar a separação correta dos resíduos e enviá-los para a coleta seletiva é o primeiro passo para ter hábitos mais sustentáveis! A reciclagem só traz benefícios: economiza recursos naturais, diminui a quantidade de água e energia usados na fabricação de novos produtos, e ainda gera renda para os trabalhadores que atuam neste mercado. Além disso, ela é obrigatória para algumas empresas – entenda mais no texto sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Caso você não saiba como descartar os resíduos corretamente, a PlataformaVerde tem um conteúdo que pode te ajudar: Como preparar o lixo para a coleta seletiva?
2. Higienizar os resíduos
Os resíduos sujos, engordurados ou contaminados não podem ingressar na reciclagem normalmente. Eles obrigatoriamente necessitam passar por uma lavagem e esse processo, quando feito na unidade de reciclagem, é complicado pois o resíduo sujo pode contaminar todo os outros materiais. Vale lembrar também que, muitas vezes, o custo da reciclagem aumenta de forma exorbitante por conta da água utilizada e podem haver substâncias nocivas à saúde na sujeira.
Por isso, antes de descartar sempre limpe e lave o seu lixo reciclável. Além de proteger a saúde dos recicladores, você contribui para um processo de reciclagem mais rentável e facilitado.
3. Optar por produtos de empresas que sejam conscientes com o meio ambiente
Tenha em seu dia a dia o hábito de investigar produtos e marcas e suas relações com o meio ambiente! Ao comprar de uma empresa que segue os critérios ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), por exemplo, além de fazer a sua parte como consumidor dando uma destinação correta aos resíduos, você auxilia o crescimento e o compromisso das grandes corporações que se importam com o desenvolvimento sustentável.
Se você tiver uma empresa, ter parceiros, fornecedores e stakeholders que estejam alinhados aos pilares ESG faz a diferença para o meio ambiente. Isso se deve a responsabilidade compartilhada que muitos processos têm, por isso, sempre questione e conheça a atuação dos parceiros quanto a questões ambientais, sociais e de governança.
4. Reutilizar materiais o máximo possível
Todos os dias vários materiais são considerados inúteis e descartados rapidamente, mas existem muitas formas de prolongar a “vida” dos produtos. Potes e garrafas de plástico podem ser transformados em vasos para plantas ou utilizados para guardar outros materiais, papéis usados podem ser transformados em blocos de rascunho, garrafas podem ser utilizadas como objetos de decoração, pilhas comuns podem ser substituídas por pilhas recarregáveis, sobras de alimentos podem se transformar em adubo para plantas, móveis velhos podem ser restaurados e consertados. A reutilização é um dos caminhos que contribuem sem igual para o meio ambiente.
Para indústrias e corporações, a reutilização contribui para reduzir os custos de produção e aumentar a lucratividade e competitividade das empresas. Essa é a ideia da Economia Circular – saiba mais sobre aqui.
BÔNUS – Livro “101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo”
Como colocar a sustentabilidade em prática no meu dia a dia para melhorar o mundo?
Depois de anos ouvindo essa pergunta praticamente todos os dias, o Prof. Marcus Nakagawa reuniu o conhecimento que acumulou ao longo de sua rica experiência na área da sustentabilidade e criou um livro com dicas palpáveis sobre sustentabilidade, economia circular e muito mais!
As ações são baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e englobam atividades que crianças, jovens, adultos e empresas podem implementar em sua rotina e dia a dia. Vale a pena conferir!
Além destes, diversos outros hábitos podem ser incluídos aos poucos para mudar o futuro do Meio Ambiente. Basta entender a sua realidade e começar com o que está ao seu alcance, seja consumidor ou empresa!
Gostou desse conteúdo? Temos muitos outros artigos práticos sobre desenvolvimento sustentável, ESG, resíduos, meio ambiente, tecnologia e gestão. Acompanhe o Blog EngrenagemVerde!
Estudante de Publicidade e Propaganda com ênfase em Criação. Apaixonada pela comunicação e pela natureza. Cinéfila nas horas vagas e aventureira de meia tigela.