O que é importante de se atualizar sobre 2021 

 

Como você tem acompanhado, o blog Engrenagem Verde, nas últimas semanas falou bastante das tendências para 2021.  

O ano que passou trouxe grandes mudanças em todos os âmbitos de nossas vidas, e também na legislação brasileira. Por esse motivo, é preciso saber o que muda e o que permanece nas leis no ano que está chegando. 

Neste artigo faremos um breve escopo de informações importantes acerca das legislações ambientais e dos princípios ESG para as empresas que desejam estar em dia com o meio ambiente e as normas e práticas sustentáveis! 

Tópicos a serem abordados nesse texto 

  • Resumo geral sobre legislação ambiental de 2021 
  • Importância de estar alinhado com as práticas sustentáveis 
  • Como a Plataforma Verde pode ser útil para o seu negócio 

 

Resumo geral sobre legislação ambiental de 2021 

Espera-se que em 2021 as estratégias de gestão das empresas estejam cada vez mais voltadas para a tecnologia, o reaproveitamento de resíduos e a economia circular.  Por esse motivo, há grande necessidade do desenvolvimento das diretrizes da PNRS sobre a logística reversa se tornarem mais claras para a sociedade e para o setor privado, além disso, também deve-se esclarecer melhor a maneira como cada um dos entes da cadeia deve atuarpara que seja feita uma gestão de cadeia produtiva satisfatória é que a concentração dos resíduos não deve mais acabar nos aterros como destino final – e isso deveria ter sido resolvido há pelo menos 6 anos! 

Tanto o PLANARES quanto o Plano Estadual de Resíduos Sólidos de São Paulo, pretendem delimitar a estratégia que já existe para a gestão dos resíduos para os próximos anos. Tendo por objetivo a implementação mais ampla e efetiva da Política Nacional de Resíduos SólidosO cenário a partir de 2021para o setor, deve mais do que nunca ganhar força e infraestrutura econômica, sendo a prioridade do Poder Executivo. Além disso, ainda falando do PLANARES, este determina uma meta de que, começando por 2021 e seguindo pelos próximos vinte anos, cerca de 20% do total dos resíduos sólidos urbanos seja reciclado e pelo menos 80% da população tenha acesso a um sistema de coleta seletiva! Essa mudança no setor de resíduos sólidos depende da participação ativa e direta tanto dos entes privados, do Poder Público e da sociedade. 

Outro ponto legislativo importante para se recordar e citar aqui, é a vertente do fim dos lixões, que tem sido adiado ano após ano por falta de compromisso dos estados e municípios, e também das empresas do setor privado. De acordo com nova lei do marco de saneamento básico, as Prefeituras do país, têm até 31 de dezembro deste ano para elaborar o seu PGRS e garantir o descarte correto do lixo. Esta nova lei, torna os prazos mais abrangentes para o cumprimento de metas para eliminar lixões no Brasil. Ainda, todas as capitais e regiões metropolitanas do país têm até agosto de 2021 para acabar com seus lixões. 

 

Importância de estar alinhado com as práticas sustentáveis 

Agora, falando em normas e práticas ambientais, há algum tempo, as empresas têm se preocupado com a sua pegada ambiental, e a “cultura verde” vem instalando-se cada vez mais nas grandes corporações. Com a pandemia do novo CoronaVírus, houve um despertar geral da consciência em grandes parcelas da sociedade, que começará a ser colocado efetivamente me prática a partir de 2021 – mesmo tendo já começado. Para 2021, ESG será uma sigla ligado com o meio ambiente e com investimentos! 

As empresas que possuem as melhores práticas ambientais, sociais e de governança coorporativa, serão mais valorizadas do ponto de vista de potenciais investidores, pois estão contribuindo para um mundo mais sustentável, justo e ético. Essa mudança de mindset ajudou a criar os “fundos de sustentabilidade”, que escolhem as empresas nas quais pretendem investir, priorizando as que estejam em dia com as práticas de sustentabilidade. Empresas com níveis de governança altos e consideráveis, que buscam pela sustentabilidade e se destaquem por sua responsabilidade social, garantem um significativo diferencial competitivo na hora de ser escolhida para receber investimentos.   

 

Como a PlataformaVerde pode ser útil para o seu negócio 

PlataformaVerde fornece toda a estrutura que a sua empresa precisa para estar em dia com as normas e práticas sustentáveis e a legislação ambiental. Nosso software de gestão de cadeia produtiva com foco em resíduos, ajuda sua empresa a cuidar em tempo real do processo produtivo até o descarte final. Nossos clientes conseguem se tornar zero até entre 12 até 24 meses de uso da plataforma. Além disso, é possível contar com todo o suporte jurídico que oferecemos, para estar em dia com as novas normas, técnicas e legislações ambientais! 

Agende uma conversa com nosso time comercial, conheça, entenda e tire todas as suas dúvidas. Envie um e-mail para [email protected].com.br 

Junte-se à r(E)volução!