Descubra o que é necessário e quais os pontos mais importantes na hora de criar o seu 

Se você acompanha semanalmente as postagens do nosso blog Engrenagem Verde, percebeu que já há algumas semanas estamos falamos sobre a gestão de resíduos para 2021 

Sendo assim, no artigo de hoje, iremos te explicar como elaborar o seu Plano de Resíduos Sólidos para o ano que vem, de acordo com a nova revisão do PERS d também das tendências para o ano que vem. Afinal, não podemos deixar passar que a partir de 2020 a vida mudou – e muito – e também, que novo normal requer adaptação de todos 

Falando em adaptação, sabemos que muitas empresas e pessoas já estavam na atmosfera da indústria 4.0 há algum tempo, e que em 2020 isso se concretizou mais ainda. Mas e quem ainda não havia aderido a essa nova mentalidade, e essa nova forma de trabalhar?  

Neste texto iremos te explicar como elaborar e como reestruturar o seu PRS para 2021! 

Tópicos a serem abordados: 

  • Como montar o seu Plano de Resíduos Sólidos  
  • Importância da erradicação dos aterros e da destinação adequada de resíduos 
  • Como a PlataformaVerde pode te ajudar 

 

Como montar o seu Plano de Resíduos Sólidos 

O Plano de Resíduos Sólidos de uma empresa, contempla toda a problemática e a demanda dos resíduos gerados no dia a dia. Esse plano pode ser feito tanto para gerenciar resíduos da cadeia produtiva, quanto resíduos internos gerados nas atividades diárias dos funcionários, por exemplo, resíduos de alimentação, papeis, materiais de escritório, etc). 

Como você pôde entender no texto sobre tendências do gerenciamento de resíduos sólidos para 2021, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos sofreu algumas mudanças devido ao cenário mundial da pandemia do novo Coronavírus, e com isso, se tornou mais rígido em relação às empresas que ainda enviam seus resíduos para aterro e também, com aquelas que não gerenciam corretamente seus resíduos, de acordo com as normas da PNRS.  Por esse motivo, já está mais do que na hora de criar ou adequar o plano da sua empresa. 

Primeiramente, é necessário fazer uma avaliação interna de todos os resíduos que são gerados, tanto no dia a dia do escritório, quanto no processo produtivo (se houver). Para facilitar, você contratar uma empresa de consultoria e compliance ambiental para isso.  

Feita essa avaliação, você terá um relatório com todos os resíduos, seu tipo de material, o que é gerado em maiores e menores quantidades. É aí que entra o momento de contratar um software ambiental – ou avaliar se o software que você já utiliza está atendendo corretamente às suas demandas ou se ele pode atender as novas demandas.  

O software ambiental irá te auxiliar na hora de descartar corretamente os resíduos e também a fazer a logística reversa daqueles que podem ser reaproveitados pela empresa.  

Uma dica que ajuda bastante é ter dois planos de resíduos sólidos, um para o processo produtivo (no caso de fábricas de fábricas e indústrias) e um para o dia a dia dos colaboradores (que envolve resíduos de restaurantes, higiene, materiais de escritório, entre outros). Vale ressaltar também, que é sempre muito importante estar de olho nas mudanças na legislação toda vez que for atualizar ou montar o seu plano.  

 

 Importância da erradicação dos aterros e da destinação adequada de resíduos 

Quem está por dentro da área ambiental, sabe que os aterros sanitários deveriam ter sido erradicados no ano de 2014, mas infelizmente, essa data foi sendo adiada e chegamos ao fim de uma década ainda com tantos lixões irregulares e aterros sanitários no país. Agora, com as mudanças para 2021 no Plano Nacional de Resíduos Sólidos, as empresas têm um prazo estipulado para parar de enviar seus resíduos para aterro, e esse prazo varia de acordo com o tamanho e a área de atuação da companhia.  

A única maneira de evitar ou pelo menos diminuir o envio de resíduos para aterros sanitários, é realizando uma boa gestão de seus resíduos e de sua cadeia produtiva. Uma empresa que esteja ligada com a pegada ambiental, e por dentro dos critérios ESG, não somente fará a sua parte com a sociedade e o meio ambiente, como também, possui maior valor de mercado e vantagem em relação aos seus concorrentes.  

 

Como a PlataformaVerde pode te ajudar 

PlataformaVerde é um software de gestão da cadeia produtiva, montado com arquitetura base blockchain. Te ajudamos a cuidar dos seus resíduos adequadamente, e você ainda pode contar com o nosso conhecimento em legislação e normas ambientais. A Takeda Pharma é um de nossos maiores cases de sucesso, em 12 meses de uso da plataforma, se tornou zero aterro! O seu negócio também pode garantir essa conquista!  

Agende uma conversa com nosso time comercial: comercial@plataformaverde.com.br 

Junte-se à R(E)volução!