Entenda como a tecnologia é uma solução para os problemas relacionados ao meio ambiente no planeta 

Os avanços da tecnologia ao longo das últimas décadas foi algo disruptivo e aconteceu muito rápido! Se pararmos para pensar, de 5 anos para cá, o blockchain foi a tecnologia que mais ganhou palco e tem crescido seu uso em diversas áreas; o que antes era parte somente do mundo financeiro, hoje, chegou também na sustentabilidade. 

Por conta desse crescimento e da abrangência da tecnologia blockchain em novas áreas, é preciso que as pessoas enxerguem o quanto a tecnologia no geral, é a solução para diversos problemas, antes desacreditados.  

Neste texto, vamos explicar como o blockchain pode ser e é, um grande aliado da sustentabilidade. Quais benefícios ele pode trazer e de que maneira ele afeta diretamente o meio ambiente. 

 

Tópicos a serem abordados neste artigo 

  • Blockchain + Sustentabilidade: Economia Circular 
  • Benefícios da tecnologia para o meio ambiente – contexto geral 
  • O papel da PlataformaVerde nisso tudo 

 

Blockchain + Sustentabilidade: Economia Circular 

Por muitos anos, a tecnologia blockchain era mais conhecida na área financeira, por ser bastante utilizada no meio das bitcoins. Isso se deu devido ao alto nível de segurança que essa tecnologia traz, o que consiste basicamente em se tratar de blocos de dados imutáveis, ou seja, não é possível apagar alguma informação e quantos mais validados forem aqueles dados e informações, mais seguros se tornam.  

Ao perceberam que essa segurança poderia ser útil em outras áreas, foi quando o blockchain passou a ser um grande aliado da sustentabilidade, e graças a essa aliança, a economia circular pôde ver o seu crescimento exponencial também. Pois ao realizarmos uma boa gestão dos processos produtivos e dos reduos, cada vez menos resíduos serão gerados, há mais reciclagem e reutilização de materiais aptos, e com isso, menos extração de matéria prima para produções são necessárias, esses são os principais pontos da Economia Circular. Está vendo como tudo está interligado?  

 

Benefícios da tecnologia para o meio ambiente – contexto geral 

Isso tudo acontece porque a tecnologia blockchain gera rastreabilidade em tempo real, transparência e segurança de dados, e com isso, foi empregada em muita área e entre elas, também na sustentabilidade por meio da gestão de resíduos e da cadeia produtiva. Facilitando os processos produtivos de ponta a ponta, onde é possível rastrear desde o momento da extração da matéria prima, evitando a exploração inadequada dos resíduos sólidos, por exemplo, depois passa por todas as etapas do processo produtivo, na qual é possível avaliar perdas e ganhos de matéria prima e materiais durante a confecção do produto/bem de consumo, até chegar no descarte, a partir dali, é possível rastrear o resíduo descartado e todo o transporte deste, até chegar num destino final adequado aos seus critérios e componentes, evitando problemas de saúde pública e ao meio ambiente.  

 

O papel da PlataformaVerde nisso tudo 

Nosso software foi criado com arquitetura base em blockchain, isso significa que dispomos dos benefícios da tecnologia blockchain para rastrear toda a sua cadeia produtiva, isto é, com segurança e transparência de dados.  

Com a PlataformaVerde, você consegue rastrear online e em tempo real todas as etapas da sua produção, garantindo que não haja desperdícios de matérias primas e descarte incorreto de resíduos. Além disso, você pode contar com o nosso módulo específico de Logística Reversa, pra cada vez mais melhorar os seus serviços!  

Deixa a gente te ajudar a cuidar do seu negócio e do meio ambiente? Entre em contato com nosso site comercial e agende uma conversa: comercial@plataformaverde.com.br 

Junte-se à r(E)volução!