Entenda por quê é tão importante ponderar as escolhas na hora de consumir 

 

O consumo é algo que praticamos diariamente, na maioria das vezes até de forma automática, sem percebermos tudo o que consumimos em um único dia. Porém, esse hábito diário pode ser prejudicial muitas vezes, tanto para o nosso bolso, como e principalmente, para o meio ambiente.  

Afinal, você já parou para pensar no processo produtivo de cada coisa que utilizamos e consumimos todos os dias? Será que todas elas são produzidas de forma sustentável, visando causar o mínimo de danos ao planeta? E quando pensamos em nossa saúde, como saber se a composição daquele produto nos faz bem ou mal?  

Neste artigo iremos falar sobre o consumo consciente, que nada mais é do que uma prática diária e que a longo prazo faz uma grande diferença e traz inúmeros benefícios para todos! 

Tópicos a serem abordados 

  • O que é o Consumo Consciente 
  • Quais pontos devemos nos atentar antes de consumir  
  • Benefícios a longo prazo 

 

O que é o Consumo Consciente 

Consumir qualquer coisa, envolve muitas etapas, e elas começam quando pensamos no que vamos consumir. A partir daí, inicia-se todo o processo do consumo, seja ele consciente ou não.  

Em condições costumeiras, apenas pensamos no que precisamos naquele momento e vamos atrás para consumir, satisfazer nossa necessidade, sem avaliar se realmente precisamos daquilo, o que é, o por quê, como o nosso foco de consumo foi produzido e qual seu impacto no meio ambiente. É aí que se diferencia o consumo comum do consumo consciente.  

O consumo consciente é uma prática que acaba se tornando um hábito, e ela começa quando passamos a analisar a nossa verdadeira necessidade: “preciso consumir isso? E por quê?” 

A partir desse questionamento, passa-se para a outra etapa que é a de estudar o seu objeto de consumo – seja um produto, um alimento, uma vestimenta. E por estudar, entenda, conehcer melhor a marca, pesquisar como é feita a produção, quais materiais são utilizados na confecção, quem são os trabalhadores, e pós consumo, quando virar um resíduo, o que irá para o meio ambiente? Em quanto tempo se degradará na natureza? 

Parece muita coisa, não é? Mas como dito, é um hábito, e com o tempo você automaticamente já terá uma nova prática de consumo consciente.  

Quais pontos devemos nos atentar antes de consumir 

Para se tornar um consumidor consciente, você deve ter em mente o seguinte: 

– Reduzir: procurar reduzir o uso de embalagens, procurar embalagens sustentáveis ou que possam ser reutilizáveis. Um bom exemplo é a utilização de refis e embalagens biodegradáveis. Vale para água, quantidades em geral e todo tipo de consumo que possa ser feito com economia. 

– Evitar o desperdício: não comprar, pegar ou utilizar além do que o suficiente para o seu consumo próprio. Reaproveitar alimentos, embalagens e recursos.  

– Ter senso crítico: pesquise sobre o fabricante – seus ideais sustentáveis, sua pegada com o meio ambiente e principalmente a sua produção. Evite comprar produtos de empresas que realizem testes em animais, ou que tenham alguma suspeita de terceirização – o que pode envolver trabalho escravo! – Procure consumir de pequenos negócios e produtores locais, você ajuda diretamente o negócio e a economia local, fora que o impacto ambiental é sempre milhões de vezes menor do que o das grandes indústrias.  

Benefícios a longo prazo 

A longo prazo, além de tantos benefícios para o planeta, como a diminuição da geração de lixo, da exploração de matéria prima  e mão de obra, e progresso da economia local; também nos tornamos mais conscientes em nosso dia a dia, pois o consumir conscientemente acaba afetando outras áreas da nossa vida, nos tornamos mais criteriosos com tudo a nossa volta e evoluímos como seres humanos.  

PlataformaVerde atua cuidando de toda a cadeia produtiva, desde o momento da extração da matéria prima, passando por todo o processo produtivo até o momento do descarte final. Com nosso software, garantimos que a sua cadeia produtiva seja sustentável e que os resíduos pós produção não acabem em locais inadequados, poluindo o meio ambiente e gerando problemas para a saúde pública e para o planeta.  

Quer entender melhor sobre o nosso trabalho? Entre em contato com o nosso time comercial e agende uma conversa: [email protected]