Entenda sobre a importância de aprender e entender melhor sobre o meio-ambiente e tudo o que o cerca 

educação ambiental vai além de ensinar a fotossíntese a uma criança ou biologia a um jovem. E apesar da simplicidade das coisas, com o passar dos anos, muita gente parece ter se esquecido de como funciona a natureza e que esta, tem seu próprio tempo.  

Educação Ambiental é aprender que o planeta Terra possui recursos renováveis e não renováveis, dos quais devemos cuidar e preservar, além de entender que a tecnologia pode ser uma grande aliada na preservação das matas, florestas, oceanos e riquezas naturais 

Neste texto, iremos falar de alguns pontos essenciais sobre a educação ambiental, se você está preocupado com o planeta e quer entender mais a respeito, continue nessa página!  

Tópicos a serem abordados neste artigo: 

  • Os objetivos da Educação Ambiental
  • Importância da Educação Ambiental nas escolas e universidades 
  • Como a tecnologia pode ser uma aliada na preservação do Meio-Ambiente e os Ecossistemas 
  • Qual a parte da PlataformaVerde nisso tudo? 

 

 Os objetivos da Educação Ambiental

A interdisciplinaridade presente no conceito de educação ambiental é importante para compreendermos que meio-ambiente, sustentabilidade, conservação e preservação, estão todos interligados e correlacionados entre si. Desta forma, o que a educação ambiental busca é formar um cidadão e sociedade conscientes e críticos em relação ao presente e ao futuro da humanidade.  

Além disso, esse espírito de cidadania que o conhecimento desperta, ajuda a desenvolver o senso de cooperatividade e compromisso, tanto com o planeta quanto com o próximo.  

Através da educação ambiental, os indivíduos aprendem práticas que auxiliam na redução dos danos causados ao meio ambiente, consciência ecológica e acima de tudo sustentável.  

 

Importância da Educação Ambiental nas escolas e universidades

Atualmente, a educação ambiental está articulada entre as disciplinas obrigatórias nas escolas e isso é previsto por lei. Todas as escolas devem ter a educação ambiental em seu currículo, e aplicá-la juntamente com as demais matérias, trazendo interdisciplinaridade aos temas passados para os alunos.  

Em qualquer ambiente educativo, seja ele escolar ou acadêmico, a importância da educação ambiental vem de duas formas: a primeira é a ensinar as crianças desde muito cedo a terem consciência ambiental, a se preocuparem com a natureza, entenderem que tudo está aqui para fazer parte da nossa vida e que dependem do nosso cuidado. Já  a segunda forma, é de retomar esses aprendizados de infância já na fase adulta, onde o indivíduo é capaz de ter ideias, criar e buscar métodos que ajudem a solucionar e/ou evitar problemas ambientais. Ainda, vemos que com o crescimento de interesse nas áreas de desenvolvimento sustentável e ambiental, novos cursos dessa disciplina vem surgindo o que mostra um despertar geral de consciência da nova geração com o meioambiente 

 

Como a tecnologia pode ser uma aliada na preservação do Meio-Ambiente e os Ecossistemas

Com os avanços tecnológicos que ocorreram nas últimas décadas, a tecnologia está se tornando cada vez mais imprescindível no que se diz respeito a sustentabilidade, e com o novo cenário mundial da pandemia do Coronavírus, ela se tornou a saída para muitas pessoas, comunidades e empresas.  

A tecnologia deve ser vista comsolução, pois através dela é possível rastrear e fiscalizar biomas diversos em todo o território de um país. Outro ponto que a tecnologia trás é a transmissão de dados em tempo real, e também a digitalização e automatização de processos e atividades, evitando assim os desmatamentos, a propagação de novas doenças, além de guardar informações permanentemente  

Existem vários diferentes tipos de processos que proporcionam maior eficiência para as operações, garantindo sustentabilidade, redução de custos e modernização de estruturas. A tecnologia também é importante no que diz respeito a emissão de gases na atmosfera, economia de energia e água, gestão, tratamento e coleta de resíduos, bem como o descarte consciente e a manutenção técnica das instalações receptoras do lixo. A utilização eficiente e consciente dos recursos minimiza impactos ambientais e garante um futuro melhor ao planeta e às suas futuras gerações. 

 

Qual a parte da PlataformaVerde nisso tudo?

A Plataforma Verde é uma empresa ultra especializada na rastreabilidade de resíduos e já estamos no mercado desde 2016. Nos últimos anos, percebemos a necessidade de expandir nossa atuação para outrotipos cadeias produtivas.  

A rastreabilidade de florestas faz parte do nosso escopo, e agora, juntamente com o Fórum Econômico Mundial (WEF) estamos construindo um sistema de rastreabilidade de CO2 

Somos uma empresa de tecnologia engajada em não somente cuidar da nossa casa, que é o planeta Terra, como também a ajudar as empresas a se tornarem cada vez mias sustentáveis e a pensarem com carinho no futuro, no que iremos deixar para as próximas gerações.  

Você também compartilha esse pensamento conosco? Quer fazer a sua parte pelo planeta Terra? Entre em contato com o nosso time comercial pelo email: comercial@plataformaverde.com.br conheça a nossa solução e o que podemos fazer pelo seu negócio! 

Junte-se à r(E)volução! 

 

Fontes:

https://www.todamateria.com.br/educacao-ambiental/

https://www.ecodebate.com.br/2017/03/14/importancia-da-educacao-ambiental-no-ambiente-escolar-artigo-de-lucelia-granja-de-mello/

https://canaltech.com.br/meio-ambiente/A-tecnologia-aliada-a-sustentabilidade/