Além de tema do nosso próximo webinar, a Sustentabilidade Corporativa é assunto no dia a dia de inúmeras empresas. Saiba mais sobre esse conceito que passou a ser um fator determinante para o sucesso de negócios no mundo inteiro. 

 Tópicos abordados: 

  • Origem, evolução e conceito; 
  • O tripé da Sustentabilidade Corporativa; 
  • Como aplicar a Sustentabilidade Corporativa? 

 

 

Origemevolução e conceito 

Durante a década de 70, o acelerado crescimento industrial e econômico, proporcionado pela Terceira Revolução Industrialdesencadeou processos de deterioração ambiental e a possibilidade de esgotamento de diversos recursos naturais. Isso trouxe à tona a necessidade de países descobrirem formas de promover sua expansão e o desenvolvimento de sua economia sem destruir o meio ambiente e o bem-estar da sociedade.  

Como solução, surgiu então, o ideal de desenvolvimento sustentável que previa a utilização de recursos naturais de forma estratégica e inteligente, garantindo a autonomia das próximas gerações e do meio ambiente. 

Com o passar dos anos essa ideia se amplioue ultrapassou as fronteiras ambientais, ganhando força e espaço nas discussões empresariais. E isso fez muito sentido não apenas para a sobrevivência do planeta e da população, mas principalmente para a sobrevivência das próprias empresas. 

Sustentabilidade Corporativa, foi o nome dado ao conceito de desenvolvimento sustentável no meio empresarialEste conceito, disseminado atualmente no mundo inteiro, passou a ser um fator determinante para o sucesso e nada mais é do que um modo das empresas assumirem formas de gestão mais eficientes a partir da adoção de práticas que fortalecem o negócio e preservam os recursos ambientais, sociais e econômico. Estes três mecanismos estão na base dtripé de sustentação da Sustentabilidade Corporativa.   

 

O tripé da Sustentabilidade Corporativa 

Assim como dito anteriormente, a Sustentabilidade Corporativa está totalmente embasada no triple bottom line ou, como conhecido no Brasil, Tripé da Sustentabilidade, que é composto pelos pilares ambiental, social e econômico. 

O termo criado pelo cientista inglês John Elkingtoné um conceito de gestão que preza pela sustentabilidade de forma ampla nas empresas. O tripé é formado pelas perspectivas de como uma empresa deve ser conduzida visando à parte econômica, seus impactos ambientais e como ela se relaciona com a sociedade e seus colaboradores.  

Nessa ótica, é possível entender como a sustentabilidade é algo muito maior do que simplesmente a preservação de recursos naturais e a redução da agressão ao planeta. Segundo a multinacional RockContent, ser sustentável é ter ideias que consigam se renovar, gerenciar sem explorar, lucrar de forma responsável e com foco na continuidade da companhia, além de viver e conduzir projetos que não prejudiquem nenhuma esfera. 

 

Como aplicar a Sustentabilidade Corporativa? 

As preocupações com o meio ambiente e a qualidade de vida assumem proporções cada vez maiores, em virtude dos efeitos provocados pelo homem. E, no Brasil, isso não seria diferente: temos uma forte tendência a seguir os caminhos da Sustentabilidade Corporativa. 

Compensar o impacto ambiental causado na extração, aplicar a economia circular e logística reversa em embalagens, gerenciar e destinar corretamente resíduos da cadeia produtiva, adotar práticas ecoeficientes e uma produção mais limpa, sem dúvidas são uma forma de aplicar a Sustentabilidade Corporativa em sua empresa. Porém, a aplicação do conceito deve ser contínua e abranger todos os pilares do Tripé da Sustentabilidade – ambiental, social e econômico – em todas as dimensões, afinal se falta uma das bases de um tripé ele não se sustenta 

É necessário que empresas sejam, além de preocupadas com o meio ambiente, abertas, transparentes, e invistam na cidadania e no impacto socialRessalto que, o conceito está relacionado a formas de gestão e estratégias mais eficientes, e essa ideia funciona muito bem para avaliar o ideal de sustentabilidade de uma empresa. 

Quer saber mais sobre Sustentabilidade Corporativa? Assista ao nosso webinar Sustentabilidade Corporativa: a responsabilidade por trás das grandes marcas, com participação das gigantes Riachuelo e iFood 

LINK PARA INSCRIÇÃO: http://bit.ly/sustentabilidade-corporativa 

 

Fontes:  

https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos09/336_Sustentabilidade_Corporativa.pdf 

https://rockcontent.com/br/blog/triple-bottom-line/