Conheça melhor sobre a ligação do blockchain com os contratos inteligentes

A quarta revolução industrial vem modificando rapidamente e de forma definitiva, a maneira como nos relacionamos, nossos hábitos, consumo e principalmente os meios de produção. Se você é uma pessoa que está por dentro do mundo da tecnologia e digitalização, já deve com certeza ter ouvido falar de como vem crescendo o uso do blockchain e os chamados “contratos inteligentes”. 

O Blockchain e os Smart-Contracts são o que há de mais novo em termos de tecnologia disruptiva, e que com certeza vai crescer e ser muito utilizado ao longo dos próximos anos. 

Diante desse novo cenário, muitas empresas têm se sentido pressionadas a uma nova forma de adaptação para continuarem no mercado, produzindo e comercializando seus serviços. 

O futuro está chegando e você deve estar preparado para ele!

Por isso, nesse artigo, iremos explicar um pouco sobre Blockchain e suas possibilidades de criação de contratos inteligentes, como funciona, benefícios que trazem, como você pode se preparar para os novos desafios que a tecnologia vem trazendo e como a PlataformaVerde faz o uso dessas tecnologias.

Tópicos a serem abordados nesse artigo:

  • O Blockchain;
  • O que são os Smart-Contracts?;
  • Benefícios;
  • Como a PlataformaVerde utiliza essa tecnologia?

 

O Blockchain

Explicar como funciona o blockchain pode ser um tanto complexo. Mas, uma vez que você entenda o foco principal dessa tecnologia e a segurança que ela traz, tudo fica mais claro!

Blockchain, como o próprio nome já sugere, são blocos de dados que não permitem alterações, sendo assim, tudo o que for mudado, não pode ser apagado, e todos os entes têm acesso às informações. É necessário também, que esses entes autorizem as alterações em cada bloco, portanto, por quanto mais entes um bloco tiver passado, mais seguro ele está. 

É por isso, que a tecnologia blockchain é tão utilizada no mercado financeiro por exemplo, e fora dele, como no caso da PlataformaVerde, na rastreabilidade e segurança dos dados. Pois com ele, fica praticamente impossível de haver corrupção de dados e informações, tornando seus processos mais seguros e transparentes. 

O que são os Smart-Contracts?

Os Smart Contracts, ou “contratos inteligentes”, são mais uma etapa do blockchain, eles acontecem devido a toda a descentralização que o blockchain permite.

São um conjunto de código inalteráveis ou imutáveis (como acontece no blockchain), e que quando atingidas as condições pré determinadas da programação, esses contratos se auto executam, estabelecendo normas e consequências para os entes da transação sem a necessidade de um intermediador (no caso financeiro, de um banco por exemplo). 

Resumindo de uma maneira mais simples, os smart contracts são contratos, como esses físicos que nós conhecemos, só que digitais, protegidos por blockchain e ainda, por trás deles existe um código computacional. Eles funcionam da mesma forma que o contrato normal, e também possuem normas, regras, prazos e inclusive, penalidades caso não sejam cumpridos os termos acordados por qualquer uma das partes.

Benefícios

Os benefícios são inúmeros, devido às várias possibilidades de aplicação de smart contracts. Além disso, ele traz mais confiança, segurança e transparências para as operações, evitando fraudes e outros problemas do tipo. 

Alguns exemplos de aplicabilidade são: 

  • Pagamento automático entre fornecedores quando a mercadoria é recebida;
  • Serviços dentro do processo produtivo de uma cadeia de suprimentos, por meio de acordos realizados entre a empresa e setores externos;
  • Negociações que incluem mais de uma pessoa ou empresa, em geral.

Os smart contracts otimizam todos os tipos de processos de negociações, eliminando intermediadores, garantindo maior segurança para as partes envolvidas e trazendo a ideia de um comportamento econômico mais colaborativo! 

Mas cuidado, não confunda as coisas: Todos os Contratos inteligentes são digitais, mas nem todos os contratos digitais são inteligentes, ou seja, possuem uma estrutura de programação complexa apesar de firmado em rede virtual. 

Um exemplo de contrato digital que não é inteligente, é quando ao fazer uma inscrição em um site, você clica em “Aceito os termos e condições”. Já os smart contracts, possuem toda uma estrutura, além de serem utilizados para outros fins, mais voltados para prestação serviços, vendas, etc. 

 Como a PlataformaVerde utiliza essa tecnologia

Aqui na PlataformaVerde, nós utilizamos Hyperledger para registrar em blockchain os contratos inteligentes nos processos que envolvem cadastros negociais, ambientais e produtivos e quando essas informações se “movem” através dos manifestos de transportes assim como durante a sua emissão, assinatura dos entes envolvidos, edição, recebimento etc, aprimorando assim a segurança e confiabilidade dos dados!

Para entender melhor, entre em contato com nosso time comercial pelo e-mail [email protected]