Descubra os ganhos e benefícios das estratégias ponta a ponta na logística

Ter uma logística integrada ou ponta a ponta é uma vantagem competitiva para empresas

Já imaginou poder monitorar a gestão logística de sua empresa de ponta a ponta, olhando e compreendendo cada parte da cadeia de produção? Essa é a proposta do conceito da cadeia end-to-end. A possibilidade de ter uma logística integrada, que pensa no processo produtivo ponta a ponta, atrai muitos que trabalham com supply chain. Mas você sabe o que é uma cadeia de end-to-end? Qual o significado desse conceito e que benefícios pode trazer para a sua empresa?

 

  • O que é cadeia end-to-end
  • Quais são os benefícios da cadeia end-to-end
  • Cadeia end-to-end e sustentabilidade

 

 

O que é cadeia end-to-end?

Na tradução para o português, end-to-end pode ser definido como ponta-a-ponta. Ou seja, é uma estratégia de gestão de cadeia produtiva, logística ou de fornecimento que entende o todo de uma cadeia e aplicar conceitos de eficiência em todas as etapas. Envolve trazer mais contato entre as áreas responsáveis desde a extração da matéria-prima, produção, distribuição, estoque, transporte, relacionamento com clientes e fornecedores e até o pós-consumo.

O conceito pode parecer bem simples, mas a prática não é. É importante lembrar que construir estratégias ponta a ponta vai além de olhar para processos internos de uma empresa ou indústria. Todo esse trabalho também deve envolver processos externos, fornecedores, prestadores de serviço, clientes… É preciso fazer com que essas boas práticas passem por toda a cadeia logística para, de fato, atingir uma visão global de todos os processos. No final, é uma estratégia que traz vantagem competitiva a todos envolvidos naquela produção, venda e distribuição!

 

Benefícios da cadeia end-to-end

Ter uma cadeia logística end-to-end traz inúmeros benefícios para uma indústria. Vamos conhecer alguns deles? 

 

Profundo conhecimento sobre o negócio 

Essas informações podem trazer ideias incríveis sobre as operações. Entender o processo desde retirada da matéria-prima até o consumidor final e pós consumo é uma oportunidade para identificar gargalos e oportunidades novas. Assim, os gestores podem tomar melhores decisões de negócio e também corrigir mais rapidamente alguns erros!

 

Otimizar relações entre parceiros e fornecedores

Isso é diferente de trabalhar com melhorias focadas apenas na distribuição ou produção, por exemplo. Com estratégias de ponta a ponta, é possível otimizar relações comerciais entre parceiros e fornecedores. O poder competitivo de todos pode aumentar de acordo com as descobertas desse processo, ou mesmo novas oportunidades de negócio. 

 

Melhor eficiência operacional

Entender toda a cadeia produtiva abre brechas para melhorar a eficiência operacional. Um exemplo: se uma rede de lojas possui unidades próximas, será que alguns produtos que sobram em uma não estão em falta na outra? A partir da integração de informações, processos e pessoas, é possível estabelecer trocas entre essas unidades. Assim, não há ociosidade de um lado e nem falta do outro! Esse é apenas um exemplo que poderia acontecer em rotas de transporte, gestão de estoque e muito mais.

 

Reduzir custos operacionais

Estudos apontam que os gastos com logística representam 7,6% da receita líquida das empresas brasileiras. A partir dessa integração, com mais informações e inteligência de negócio, é possível reduzir custos a partir da eficiência! 

 

Qual a relação entre sustentabilidade e cadeia end-to-end?

É comum, dentro do universo das empresas, identificar projetos e iniciativas de sustentabilidade. No entanto, é muito mais difícil encontrar estratégias que envolvam todo o processo produtivo de ponta a ponta. Quando esse casamento acontece, os ganhos são ainda mais significativos! Quer saber mais sobre sustentabilidade de ponta a ponta? Veja esse artigo aqui!A PlataformaVerde é um software que usa a tecnologia blockchain para rastrear materiais e resíduos na cadeia produtiva. Quer saber como podemos trazer mais eficiência, reduzir custos e ajudar a digitalizar a logística reversa da sua empresa? É só mandar um e-mail para comercial@plataformaverde.com.br