É possível obter alguma receita a partir daquilo que jogamos fora todos os dias – basta entender melhor quais materiais podem gerar ganhos financeiros e de que forma

resíduos lixo retorno receita dinheiro recicláveis reciclagem

Todas as nossas atividades acabam gerando resíduos e, por esse motivo, a demanda do mercado de resíduos é muito extensa. Além disso, com o desenvolvimento urbano acelerado, são criados diariamente novos produtos e soluções para a comunidade e justo com essas inovações: o descarte é inevitável. 

Incluir uma postura mais sustentável ao dia a dia da sua empresa pode trazer grandes ganhos a curto, médio e principalmente a longo prazo, auxiliando na redução de custos e no aumento da receita através dos resíduos. Supondo que todo o plástico produzido no Brasil fosse reciclado, haveria uma entrada de cerca de R$ 5,7 bilhões à economia, de acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb). Neste artigo, iremos explicar sobre como parte dos resíduos descartados podem gerar receita. Ainda, temos uma solução que pode fazer sentido para sua empresa se retorno financeiro por meio dos resíduos for um problema para você. A PlataformaVerde pode te ajudar com essa demanda!

Tópicos a serem abordados:

  • Por que me preocupar com o lixo gerado na minha empresa?
  • Quais são os materiais passíveis de gerar receita e como funciona o mercado?
  • Formas de obter retorno financeiro
  • Onde a PlataformaVerde entra nesse processo?

 

Por que me preocupar com o lixo gerado na minha empresa?

Quando gera-se resíduos em uma quantidade maior do que 200L por dia, é necessário criar um plano de gestão mais elaborado, ou um PGRS (Plano de Gestão de Resíduos Sólidos). Nesse plano, a empresa faz uma análise de todos os seus resíduos, tanto nos processos de produção quanto no dia a dia dos colaboradores. A partir daí, é necessário planejar como cada um será gerenciado de acordo com os materiais presentes nas composições e ponderando quanto é gasto com cada um ou se podem ser comercializados.

Com isso, é possível perceber quando a empresa está gastando um valor acima do possível e/ou necessário ao adquirir determinados tipos de materiais na hora da fabricação do seu produto e assim reduzi-los, evitando gasto financeiro. O principal é que, através do gerenciamento correto dos resíduos, conseguimos verificar quais materiais descartáveis podem gerar receita. 

 

Quais são os materiais passíveis de gerar receita e como funciona o mercado?

Os materiais nobres ou que possuem ingredientes nobres em sua composição (como é o caso do lixo eletrônico), matérias-primas (a madeira é um exemplo) e materiais passíveis de reciclagem ou reaproveitamento (vidros, plásticos, papéis, papelão e metais). Existem empresas especializadas na venda e revenda desses resíduos, algumas compram por tipo de material outras por quantidade.

O mercado de resíduos sólidos é bastante extenso e possui várias ramificações, desde o momento da coleta do resíduo, a etapa de transporte e a destinação final de cada material coletado, essas etapas podem ser atribuídas tanto ao setor público quanto ao privado. Deliberar a responsabilidade da gestão do lixo somente ao setor  público não é suficiente devido a alta demanda. Isso costuma acontecer em países menos desenvolvidos e a consequência é a má gestão dos resíduos, que acabam sobrando nas ruas ou sendo destinados incorretamente. As empresas privadas específicas do setor atuam cuidando dos resíduos e outras de toda a cadeia produtiva, permitindo assim uma produção mais limpa e a destinação correta daquilo que foi descartado. 

 

Formas de obter retorno financeiro

Quando a gestão da cadeia produtiva é feita de ponta a ponta, é possível notar ganhos e perdas de três formas: no momento da extração da matéria prima, durante o processo produtivo e no descarte. Com isso, permite-se ao operador analisar onde e quando está havendo gasto de dinheiro, se um certo tipo de material está sendo utilizado em excesso, o custo e o impacto ambiental, e também é possível notar quais tipos de materiais podem ser comercializados para empresas especializadas no reaproveitamento. 

A venda dos resíduos como matéria-prima secundária gera muito valor para o seu negócio, no entanto, é interessante ter mais de um tipo de comprador e saber exatamente para quem ofertar. Existem empresas especializadas em reciclagem e em venda e revenda de recicláveis, e você ainda pode vender diretamente para as cooperativas. O interessante é manter sempre mais de um cliente e não se tornar único fornecedor de uma só empresa, esse tipo de negócio acaba sendo um modelo frágil uma vez que você acaba se tornando dependente desse cliente para ter sucesso. Ainda, quando se tem mais compradores, você consegue uma margem melhor para a variação dos contratos, podendo escolher o que é mais viável de acordo com o ritmo de produção, as condições de pagamento ou outros critérios que forem mais importantes. 

 

Onde a PlataformaVerde entra nesse processo?

O software da PlataformaVerde atua na rastreabilidade de toda a cadeia produtiva. Com nosso sistema, é possível fazer a gestão da produção desde o momento da extração da matéria prima até o destino final. Por meio dos relatórios, de acordo com as informações colocadas pelo gerenciador ou operador, nosso sistema mostra em tempo real quais resíduos geram gastos e quais geram receita, facilitando a percepção na hora de obter retorno financeiro e evitar gastos desnecessários, reduzindo também o impacto ambiental. Nossos módulos são de fácil utilização! Outra vantagem da PlataformaVerde é a criação de uma rede de dados compartilhados entre parceiros, como as licenças e os MTRs, o que facilita a transparência no transporte e destinação. Ou seja, é possível garantir a destinação correta de tudo que sua companhia produz.

Se você acha que podemos ajudar o seu negócio a controlar melhor seus gastos com resíduos, entre em contato por e-mail: comercial@plataformaverde.com.br.