Entenda quais são as principais vantagens de investir em inovação para suas operações

Entenda como a tecnologia e a indústria 4.0 vão transformar a logística
A tecnologia veio transformar a cadeia logística para otimizá-la

 

Qual é o segredo para ter um supply chain eficiente? No século XXI, uma parte da resposta é a tecnologia. Soluções como Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Blockchain e outras inovações trazem transparência e rapidez para processos da logística que organiza essa cadeia. Tudo isso faz parte da Logística 4.0 – uma nova fase da área, permeada de tecnologia e conectividade. 

Neste artigo, entenda mais sobre os desafios da área de supply chain, entenda sobre as novas tecnologias que prometem trazer soluções para esses gargalos e leia sobre a relação entre logística e sustentabilidade.

 

  1. Complexidade e desafios
  2. A grande novidade da rastreabilidade 
  3. Blockchain e Supply Chain
  4. Sustentabilidade na logística

 

  1. A complexidade e desafios da logística

Você já pensou que existe uma história por trás de cada produto que você compra? Com a globalização, essa trajetória das coisas ficou mais complexa. Objetos, partes de produtos e matérias-primas viajam o globo e passam por diversos países e diferentes procedimentos até a prateleira ou loja em que serão, finalmente, vendidos. E depois que você usou e depositou no lixo? Já é uma outra história – talvez tão complexa quanto a chegada. 

Um dos desafios das empresas é ter um controle eficiente dessa logística por trás da produção, transporte, distribuição e descarte. São muitas etapas – no caso de uma multinacional, isso envolve uma série de filiais, sem falar de outras empresas e fornecedores, complexificando tudo.  Imagine ter cada peça de um carro montada em um país diferente, atendendo aos padrões de qualidade a à legislação local, e depois montada em outro local, e distribuída vendida para mais dez países. Todos os dias, gestores se deparam com essas responsabilidades. 

De maneira geral, quando falamos em logística, os principais desafios são: 

  • Mais eficiência operacional 
  • Redução de custos 
  • Sincronização de demandas com o abastecimento/estoque 

No caso específico de empresas que operam no Brasil, aponta-se outros problemas, como a concentração no modal rodoviário (o que encarece e deixa o frete lento), gerenciamento do frete e falta de segurança, com altos índices de roubo de carga.

 

2. A grande novidade da rastreabilidade 

A tecnologia é uma ferramenta importante para enfrentar essa série de desafios, e o século XXI foi generoso com as inovações que trouxe. As tecnologias em comunicação, por exemplo, facilitaram a troca de informações entre clientes e empresas, assim como fornecedores e parceiros; o big data e armazenamento em nuvem também conseguem coletar uma grande número de informações e transformá-los em dados úteis para a tomada de decisão de gestores. 

A rastreabilidade, com certeza, trouxe inúmeras vantagens para aqueles que lidam com sistemas logísticos complexos. Com sensores, Inteligência Artificial e blockchain, um gestor consegue traçar a história de um produto, de uma venda, da entrega – do começo ao fim do ciclo. A inovação trouxe muita informação de qualidade para aqueles que estão na operação e facilitou a transmissão desse conhecimento às lideranças. E, não por acaso, as empresas que mais investem na tecnologia em seus processos são aquelas que estão no topo do mercado – e também no top of mind dos consumidores e clientes. Esse diferencial competitivo pode fazer a diferença: quanto mais informações nas mãos, mais rápida é a tomada de decisão. 

Na cadeia logística, podemos pensar em várias áreas que se beneficiam de sistemas de rastreabilidade. O gerenciamento de ativos é um exemplo. Alguns sensores conseguem identificar o funcionamento de máquinas e equipamentos, apontando se há algum erro antes que estes quebrem, por exemplo. Além disso, é possível detectar a disponibilidade e ociosidade de aparelhos – o que pode aumentar bastante a produtividade de uma indústria.

Outro exemplo é a produção automatizada. Sistemas podem ajudar a identificar qual é o caminho percorrido desde a extração da matéria-prima até o produto final. É o caso da PlataformaVerde: atuamos nessa ponta oferecendo um software em blockchain de rastreio com foco em produção limpa. Os dados em tempo real auxiliam as empresas a tomar melhores decisões, identificar desperdício de matéria-prima, quantificar a geração de resíduos de diversas unidades. Esse tipo de tecnologia traz transparência, informação e melhora financeira para organizações. Além disso, é possível economizar tempo administrativo, já que esses softwares organizam relatórios com esses dados.

A logística externa também pode ser beneficiada com a tecnologia, controlando fluxo de estoque, depósito, transporte e entregas. É garantia de satisfação quando uma loja consegue rastrear a entrega de seu produto e dar previsibilidade para o cliente: a experiência da compra melhora e a segurança também. 

 

3. Blockchain e Supply Chain

Uma das que mais impacta o supply chain é o blockchain. Um dos estudos mais recentes sobre isso foi da Capgemini. No início de 2019, a multinacional lançou o relatório “Does blockchain hold the key to a new age of supply chain transparency and trust?”, em que explica que muitas empresas estão buscando o blockchain para aplicações em suas cadeias produtivas. Entre as principais vantagens, estariam:

  • Auditoria para todas as transações
  • Ferramenta imutável – segura contra alterações indesejadas
  • Quase em tempo real
  • Digitalização traz rapidez 
  • Dados à prova de adulteração e facilmente verificáveis
  • Traz uma única fonte compartilhada de verdade

Todas essas vantagens ajudariam a combater problemas como falta de rastreabilidade, riscos, processos longos e complexos, compliance e regulamentações, por exemplo. No caso da PlataformaVerde, por exemplo, quando usamos essa aplicação para nossos clientes, trazemos confiabilidade para o processo e conectamos esses elos que fazem negócios para facilitar o compartilhamento de informações. Isso traz rapidez para todos os entes daquela cadeia: calculamos que nossos clientes aumentaram sua produtividade em 35% com a economia de tempo administrativo. 

Ainda assim, a grande maioria das organizações ainda está nos estágios de experimentação e prova de conceito em relação ao blockchain: 87%. Apenas 3% já trabalha com soluções em escala, como é o caso da PlataformaVerde. A tendência é que, nos próximos anos, isso se acelere: a Capgemini aposta que, até 2025, a adoção do blockchain estará mais estruturada.

Para ver o estudo completo, acesse aqui.

 

4. Sustentabilidade na logística

A transparência colocada pelo blockchain tem um impacto significativo na sustentabilidade de processos logísticos – inclusive facilitando, por exemplo, processos de Logística Reversa. Em ações que se relacionam a economia circular, ela traz a rastreabilidade necessárias aos processos cradle-to-cradle, o coração da economia circular: consegue se certificar que um resíduo vira matéria-prima e que é reaproveitado no processo produtivo. 

E não apenas nessa área: a transparência traz uma melhor seleção de fornecedores e compras sustentáveis para organizações, que conseguem se certificar de que seus parceiros estão cumprindo a lei. Além do compliance, provar a sustentabilidade pode ser chave para quem busca ser competitivo: o aumento de consumidores pelo consumo sustentável mudou a lógica das coisas, ou seja, marcas que buscam essas ações mais sustentáveis são escolhidas mais do que outras. 

Alguns benefícios de pensar em sustentabilidade em processos logísticos:

  • Novas oportunidades de gerar receitas e diminuir custos;
  • Redução no uso de insumos e matéria-prima
  • Atendimento a legislação;
  • Diferencial de mercado, com impacto positivo na reputação e marketing.

 

Tem interesse em conhecer a solução da PlataformaVerde e em como podemos ajudar o seu negócio a ter uma cadeia logística com mais transparência, rastreabilidade e sustentabilidade? Acesse o nosso site ou entre em contato por e-mail: comercial@plataformaverde.com.br